Sistema 156 recebe mais de 8 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 23 a 29 de junho. O atendimento recebeu mais de 8 mil ligações. Dessas, mais de 56% foram relacionadas ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (35%) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (16%). Ainda foram questionados temas da Saúde (9%) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (6%).
Conforme o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, o destaque da semana foi a abertura de agenda de castração de cães e gatos, em 29 de junho. O serviço foi oferecido pelo Gabinete da Causa Animal e realizado por clínicas veterinárias conveniadas da prefeitura. “Essa demanda teve um impacto direto no atendimento do call center, com aumento das chamadas no período da manhã, totalizando 11% de todas as ligações da semana. Foram distribuídas 1.1 mil fichas”, destaca.
Para diminuir o impacto no atendimento, a prefeitura trabalha com melhorias para garantir o cadastro de protocolos pelas plataformas digitais. “Hoje, temos esse serviço de castração oferecido não apenas pelo telefone 156, mas também de forma on-line pelo site ou WhatsApp (51) 3433-0156”, completa a diretora-geral de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre 23 a 29 de junho, a Ouvidoria recebeu 210 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a coordenadora da OGM, Raliska Teixeira, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil