Sistema 156 recebe quase 14,5 mil ligações em uma semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 na semana de 3 a 9 de março. Foram realizadas 14.491 ligações neste período.
A maior parte dos atendimentos teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com 35,06% das demandas. Os temas mais solicitados foram vazamentos, paradas no fornecimento de água, contas e problemas com hidrômetros. Já em relação à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), destaque para informações sobre guia de pagamento do IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (23,74%).
"Quanto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com cerca de 19,03% das chamadas, os temas mais solicitados foram informações sobre veículos, recursos de multas, obstrução de via e sinalização de obras. Em relação à saúde, atendimento hospitalar, locais de vacinação e informações de unidades de saúde totalizaram 14,28%. No DMLU, ligações sobre coletas em geral, descarte irregular , capina e roçada, coletas de caliça e remoção de lixo em vias publicas foram 7,36%”, relata o Secretário da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com o Cidadão da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos, os destaques foram para os serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e revisão de leitura e consumo.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. De 3 a 9 de março, o órgão recebeu recebeu 178 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões. Conforme a Ouvidoria, a maior parte diz respeito à educação, saneamento, serviços urbanos e saúde.
Cristiano Vieira