Sistema 156 recebeu quase 16 mil ligações durante a semana

23/12/2021 13:24

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 17 e 22 de dezembro. O sistema recebeu quase 16 mil ligações, a maioria referente ao atendimento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro foram os assuntos mais solicitados. 

“Locais disponíveis para a vacinação, dose de reforço, reforço da Janssen, atendimento hospitalar, acamados e informações sobre grupos prioritários foram demandas significativas. A população questionou também a respeito de segunda via da guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), guia de pagamento, nota fiscal eletrônica, horário de atendimento e dívida ativa. Além disso, foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, fiscalização de ônibus, apresentação de condutor e recursos de multas e veículos”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal, serviços de pluvial, descarte irregular e via pública (tapa buraco).

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Agora, além de poder se informar sobre serviços da cidade, Procon, vacinação e agendar as quadras de esporte da orla, é possível também imprimir as guias de pagamento do IPTU 2022. O Aplicativo, que já estava disponível para Android, agora pode ser acessado pelos celulares com o sistema iOS. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município recebeu, entre os dias 17 e 22 de dezembro, 138 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a assessora especialista de planejamento Raliska Fonseca Teixeira, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; limpeza urbana; Covid-19 e saúde e impostos e taxas e finanças. 

E-SIC - O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações recebeu, entre os dias 17 e 22 de dezembro, 17 solicitações. “As demandas mais pedidas foram acesso a processos SEI”, acrescenta Kika Cop, coordenadora do e-Sic.  


 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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