Sistema 156 tem aumento de 70% nos atendimentos telefônicos

19/01/2024 11:53

Na semana em que um forte temporal atingiu Porto Alegre, as ligações para o Sistema 156 aumentaram cerca de 70%, totalizando 18.090 contatos entre os dias 12 e 18 de janeiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Quase 54% dos chamados tiveram como destino demandas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, contas de água e informações gerais, verificação de hidrômetro e solicitação de ligação de água e esgoto.

O trânsito respondeu por 19,6% dos contatos, direcionados para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Informações mais solicitadas foram horários e itinerários, obstrução de via, problemas com semáforo, quedas de placas, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização, recurso de multas e acidente com vítimas.

Na área da saúde, com 10,79% das ligações, os assuntos mais buscados foram atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações gerais, acamados e informações sobre unidade de saúde. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coleta em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e remoção em área particular somaram 8,47% dos atendimentos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSURB) respondeu por 7,4% dos contatos, com temas como quedas de árvores e obstrução devido a galhos caídos.

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos os destaques foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água e guias do IPTU.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço. Entre os dias 29 de dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024, a Ouvidoria recebeu 124 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. A maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

  

 

Cristiano Vieira