Sistema de comunicação entre a prefeitura e a população passará por consulta pública
A prefeitura dará nesta segunda-feira, 19, às 9h, um importante passo para modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população, a partir do lançamento de uma consulta pública, que terá transmissão ao vivo pelo Facebook do poder executivo. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
“Com o novo sistema, pretendemos dar respostas mais rápidas às pessoas em diferentes áreas atendidas pelo setor público", enfatiza o secretário Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci. O secretário explica que a empresa especializada em solução tecnológica que vai implementar o serviço será selecionada por meio de pregão eletrônico. A operação do sistema deverá ser feita na modalidade omnichannel - que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento ao público-alvo. “Precisamos aprimorar nosso portal web, aplicativo móvel, atendente virtual inteligente, geração de painéis de gestão e disponibilização de dados em formato aberto”, diz o secretário Municipal de Inovação, Fernando Mattos.
A secretária adjunta de Transparência e Controladoria, Luciane Rache, que está à frente do projeto, destaca a importância da Carta de Serviços, de pesquisa de satisfação, suporte técnico, treinamento e de ferramenta e consultoria para adequação e automação de serviços públicos, com metodologia de mapeamento de processos, integrada aos sistemas existentes na Capital.
Os referenciais técnicos foram definidos pela Procempa junto com a secretaria, e o acompanhamento da prestação do serviço contratado também será feito com a supervisão da companhia.
Como participar - Os documentos da consulta pública serão disponibilizados aqui a partir desta segunda. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio.
Dentro do prazo da consulta, também será realizada audiência pública, em data e local a serem divulgados. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br.
Elisandra Borba