Transparência apresenta plano focado no cuidado com o dinheiro público
Na manhã desta segunda-feira, 9, no Dia Internacional de Combate à Corrupção, o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre (SMTC), Gustavo Ferenci, apresentou o Plano de Transparência Pública (2025-2028). O evento, destinado aos servidores, imprensa e comunidade, ocorreu no auditório da Famurs e teve como um dos objetivos macros o cuidado com o dinheiro público.
“Nesta gestão, as ações da SMTC geraram um potencial de economia de R$ 153 milhões ao município. Continuar trabalhando em prol do cuidado com o dinheiro público é uma das nossas prioridades”, destaca Ferenci. Além do combate à corrupção, o secretário deu destaque para a Inteligência Artificial e a meta de atingir o nível diamante no índice de Transparência Pública, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A prefeitura saiu do nível intermediário de avaliação pública em 2022 para o elevado em 2023.
Também estiveram presentes 80 convidados, além do diretor do Procon Wambert Di Lorenzo, secretário adjunto da SMTC, Carlos Fett, controlador-geral do Município, Silvio Zago, presidente da Procempa, Letícia Batistela, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Educação, Maria Eunice Jotz, e do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, Richard dos Santos Dias.
Lissandra Mendonça