Webinário sobre cibersegurança reúne 100 participantes
O Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios (FPDPM) realizou na manhã desta segunda-feira, 30, o penúltimo webinário do ano, com o tema ”Cibersegurança e soberania digital na administração municipal”. O evento, transmitido pelo YouTube, reuniu cerca de 100 participantes, entre eles o secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre e presidente do FPDPM, Gustavo Ferenci, que abriu a programação. A mediação ficou por conta da diretora da FDPM Ana Paula Vasconcellos da Silva e as palestras pelos integrantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV): a advogada e pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) Erica Baconyi e o professor e coordenador da FGV, Lucas Belli.
Belli destacou a importância da regulamentação quando se trata do tema. “Temos cerca de 130 bilhões de tentativas de ataques hackers por ano no mundo. Ainda não existe uma política efetiva de cibersegurança. Por isso precisamos nos atentar sobre a pauta”, conclui. O professor da FGV destacou ainda que os ataques, quando efetuados, causam, além de prejuízo econômico, transtorno para a população. “Tivemos em 2022 um ataque hacker na prefeitura do Rio de Janeiro que deixou fora do ar serviços como o Nota Carioca”, conclui
Fórum - Liderado por Porto Alegre, o Fórum conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos, entidade que contempla 430 municípios com mais de 80 mil habitantes do Brasil. Além da capital gaúcha, a diretoria atual tem vice-presidentes de Brasília, Maceió, Manaus e São Paulo.
Gilmar Martins