Carris assume linhas noturnas da Zona Sul e três itinerários voltam a circular

01/05/2020 09:06
Fernanda Leal/Arquivo PMPA
CARRIS
Com pessoal disponível, pelo regime de trabalho, a empresa absorve a redistribuição da operação

A Prefeitura de Porto Alegre informa que, a partir desta sexta-feira, 1º, a Companhia Carris Porto-Alegrense assume a operação de três linhas de transporte público. Na semana que vem, mais três itinerários, desativados no domingo, 26, passam a ser atendidos pela empresa e voltam a circular. As linhas que são retomadas na segunda-feira, 4, passam pela Vila Cruzeiro, pelo Hospital Divina Providência e Lami. A queda no número de passageiros é de 72% e a redução da operação em circulação, de 60%. 

A partir da noite desta sexta-feira, 1º, a Carris realiza a operação das linhas M10, M68 e M79, três eixos importantes de deslocamento da Zona Sul da Capital. Na segunda-feira, 4, passa a atender também, a partir das 19h, o itinerário das linhas 282, 260 e 267, que não circulavam por dificuldades dos operadores desde o último domingo.

Na semana passada, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) informou a suspensão desses itinerários durante a noite. Desde então, a prefeitura trabalha para manter o serviço. As adaptações foram negociadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Com mais disponibilidade de pessoal, em razão do regime de trabalho, a opção foi redistribuir a operação para a Carris.  

Desde a chegada do coronavírus à Capital diversos ajustes foram feitos na oferta de transporte coletivo, conforme a demanda de passageiros registrada e analisada a cada dia. Alguns horários com número baixo de passageiros foram suspensos, para garantir a circulação em horários e linhas mais utilizadas e, por isso, consideradas prioridade.

Os itinerários que a Carris passará a operar são considerados essenciais, pois fazem a ligação com a Zona Sul. Novas adaptações podem ser feitas nos próximos dias. Todas serão informadas nos canais oficias.


Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Gabriela Duarte

Gilmar Martins