Alvará de Ambulantes
A SMDET informa que, em função do Decreto nº 20.639, que ocasionou adaptações na prestação dos serviços, o contato com a Equipe de Atividades Ambulantes (EAMB) está provisoriamente sendo feito apenas pelo e-mail ambulantes@portoalegre.rs.gov.br.
Â
O licenciamento de atividades ambulantes é emitido para atividades comerciais e de prestação de serviços exercidas em espaços públicos, e, em alguns casos privados (como trailers de lanches), de forma temporária, podendo ser móveis, itinerantes ou fixas, conforme a legislação em vigor.
Â
Requisitos / Documentos necessários
Para os Processos de Alvará:
- Formulário de Concessão de Alvará preenchidoÂ
- RG e CPF
- Croqui (pequena planta que situa o local na quadra onde se localiza)Â Â
- Declaração de Autorização, preenchido pelo responsável pelo imóvel em frente ao local pleiteado para concessão de alvaráÂ
- Certificado de Conclusão de Curso de Boas Práticas em Alimentação para atividades que envolvem alimentaçãoÂ
- Certificado de Conclusão de Curso de Prevenção e Combate à Incêndio para quem for utilizar-se de equipamentos elétricos/eletrônicos ou a gás
- Laudo Técnico dos Equipamentos em caso de equipamentos a gás, elétricos/eletrônicos ou de veÃculos automotores, acompanhado da ART paga
Â
A documentação especÃfica para cada tipo de atividade está descrita nos arquivos anexos, disponÃveis para download:
Comércio e serviços amparados pela Lei 10605/2008 e Decreto 17134/2011, exercidos de forma itinerante ou em ponto móvel
Â
Principais Etapas do Serviço
- Baixar documentação, preencher, assinar, digitalizar em PDF junto com os demais documentos
- Envio da documentação por e-mail para ambulantes@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Sala do Empreendedor.
- Recebimento de e-mail com link de acesso ao seu Processo Administrativo do Sistema Eletrônico de Informações da Prefeitura de Porto Alegre para acompanhamento do seu requerimento. Importante: verificar a sua caixa de lixo eletrônico ou caixa de spam.
- No mesmo link o requerente poderá imprimir o alvará, que ficará disponÃvel durante a sua vigência. O documento deverá ser mantido em lugar bem visÃvel no estabelecimento, em atendimento a legislação vigente.
Â
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
De 15 dias a 1 mês. Dependerá das condições e as documentações que o requerente apresentar.Â
Formas de Prestação de Serviço
Atendimento presencial, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, na Av. Júlio de Castilhos, 120, Térreo, ou através do e-mail ambulantes@portoalegre.rs.gov.br.
Â