Urbanismo
urbanismo

Atendimento da Unidade de Cartografia e Alinhamento - UCA

A CGIU-SMAMS informa que, temporariamente, está realizando apenas atendimento remoto através do e-mail tiagors@portoalegre.rs.gov.br, em virtude das medidas de proteção contra o COVID-19.

Dúvidas a respeito da Rede de Referência Geodésica, Georeferenciamento, Disponibilização dos dados do aerolevantamento de 2010, dúvidas gerais sobre o aerolevantamento e conversão das coordenadas do sistema cartográfico.

Requisitos / Documentos necessários

Atendimento presencial e por ordem de chegada.

Comparecer com Documento de Identificação, com foto.

Principais Etapas do Serviço

Sistema Cartográfico de Referência
A partir da publicação do Decreto n° 18.315 foi instituído o Sistema Cartográfico de Referência de Porto Alegre, definido pelo sistema geodésico de referência SIRGAS2000 e projeção cartográfica TM-POA.

A utilização deste sistema representa um avanço para a cartografia municipal, possibilitando padronização dos dados, utilização de novas tecnologias e integração com diferentes fontes de informação.

A materialização do sistema é feito através de Rede de Referência Cadastral Municipal, implantada e mantida pela Unidade de Cartografia e Alinhamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade – SMAMS.

Para visualizar a Rede de Referência Cadastral Municipal. (clique aqui)

Para fazer o download da Rede de Referência Cadastral Municipal em formato  KML (necessário a instalação de Google Earth). (clique aqui)

Para acessar informações e orientações sobre a mudança de sistema de referência, incluindo formas de conversão de dados. (clique aqui)

Para acessar o Decreto n° 18.906. (clique aqui)

Decreto n° 18.315. (clique aqui)

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Em torno de 15 minutos, para atendimento presencial.

Formas de Prestação de Serviço

Atendimento presencial na  Av. Borges de Medeiros, 2244 -4º andar. (Solicitar para que os atendentes liguem para o setor para liberar o acesso).

Legislação

Decreto nº 18.315, de 11 de junho de 2013 (Institui o Sistema Cartográfico de Referência de Porto Alegre – SCR-POA).

Decreto nº 18.906, de 02 de janeiro de 2015 (Dispõe sobre os trabalhos de cartografia e topografia, e revoga os artigos 10 e 11 do Decreto nº 12.715, de 23 março de 2000)

Atualizado em
01/04/2020

Acompanhe a prefeitura nas redes