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Educação

Ensino Fundamental e Médio

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibiliza ensino fundamental em 56 escolas municipais da rede própria, sendo que duas destas também ofertam o ensino médio, e em 2 escolas parceiras. A Central de Matrículas de Porto Alegre, vinculada à Secretaria Estadual de Educação, realiza o atendimento da demanda de Ensino Fundamental.

 

Requisitos / Documentos necessários

RG do responsável pelo aluno.

Certidão de nascimento do aluno. 

Comprovante de residência.

Carteira de vacinação.

Número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cartão Bolsa Família (se for beneficiário).

 

Principais Etapas do Serviço

As inscrições para ingresso no ensino fundamental ocorrem no site do governo do Estado, em períodos pré-estabelecidos em cronograma e divulgados através de portaria.

Após inscritos, os candidatos serão designados para as vagas que as escolas disponibilizaram, mediante critérios, de acordo com a legislação vigente. A matrícula é realizada após a apresentação dos documentos necessários.

O processo de ingresso e transferência nas duas redes de ensino ocorre dentro do cronograma organizado na portaria de matrículas para todo o Rio Grande do Sul.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

No final do mês de fevereiro, com o encerramento do cronograma de inscrições e transferências, as vagas remanescentes na rede municipal retornam às escolas para que sejam reorganizadas.

A partir deste período, a solicitação deve ser feita diretamente na escola.

 

Formas de Prestação de Serviço

Oferta de matrículas de ensino fundamental.

Lista de Escolas de Ensino Fundamental e Médio

 

Atualizado em
26/11/2019

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