Educação

Ensino Fundamental e Médio

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibiliza ensino fundamental em 56 escolas municipais da rede própria, sendo que duas destas também ofertam o ensino médio, e em 2 escolas parceiras. A Central de Matrículas de Porto Alegre, vinculada à Secretaria Estadual de Educação, realiza o atendimento da demanda de Ensino Fundamental.

 

Requisitos / Documentos necessários

  • RG do responsável pelo aluno.
  • Certidão de nascimento do aluno. 
  • Comprovante de residência.
  • Carteira de vacinação.
  • Número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Cartão Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), se for beneficiário.

 

Principais Etapas do Serviço

As inscrições para ingresso no ensino fundamental ocorrem no site do governo do Estado, em períodos pré-estabelecidos em cronograma e divulgados através de portaria.

Após inscritos, os candidatos serão designados para as vagas que as escolas disponibilizaram, mediante critérios, de acordo com a legislação vigente. A matrícula é realizada após a apresentação dos documentos necessários.

O processo de ingresso e transferência nas duas redes de ensino ocorre dentro do cronograma organizado na portaria de matrículas para todo o Rio Grande do Sul.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

No final do mês de fevereiro, com o encerramento do cronograma de inscrições e transferências, as vagas remanescentes na rede municipal retornam às escolas para que sejam reorganizadas.

A partir deste período, a solicitação deve ser feita diretamente na escola.

 

Formas de Prestação de Serviço

Oferta de matrículas de ensino fundamental.

Lista de Escolas de Ensino Fundamental e Médio

 

Atualizado em
29/12/2021