Demhab abre atualização do cadastro habitacional a partir de 1º de junho
A partir do dia 1º de junho, estará aberta a atualização do cadastro habitacional para as pessoas que já estão inscritas no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O cadastro deverá ser feito através deste site e ficará no ar até 30 de junho.
O último cadastro habitacional realizado pelo Demhab ocorreu em 2023, com um total de 32.156 pessoas inscritas, sendo 23.760 novos cadastros e 8.396 atualizações. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização cadastral até o dia 30 de junho implicará na validação automática dos dados informados no cadastro anterior, sendo de responsabilidade do inscrito a responsabilidade por possíveis desatualizações.
Segundo o diretor-geral do Demhab, André Machado, a atualização é uma etapa fundamental para o encaminhamento das famílias a programas de habitação, especialmente ao Minha Casa Minha Vida, do governo federal. “É importante destacar que o cadastro habitacional realizado em 2023 será utilizado como base para a seleção das famílias que poderão ser beneficiadas nos cinco empreendimentos previstos, já contratados: Mutualidade, Sotero dos Reis, Intendente Azevedo, Mulheres Guerreiras e Ildo Meneghetti,” destaca Machado.
Critérios - A escolha e seleção das famílias está sendo construída pelas equipes técnicas do Departamento, com base nos critérios definidos pela Portaria nº 738/2024, do Ministério das Cidades, que orienta o processo de seleção dos beneficiários.
Para a validação da atualização do cadastro é obrigatório ter NIS, CPF (titular e cônjuge), estado civil, documento com foto (digitalizado), entre outros. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelos telefones (51) 3289.7291 ou (51) 3289.7293 e, também, pelo e-mail: mcmv@demhab.prefpoa.com.br.
Unidades habitacionais - Ao todo, mais de 3 mil unidades habitacionais estão previstas para Porto Alegre envolvendo obras do MCMV Reconstrução, MCMV Tronco, MCMV Demanda aberta e Pró-moradia. As moradias serão destinadas a famílias da Faixa 1, com renda bruta familiar mensal de até R$ 2.640.
Andrea Brasil