Obras de habitação de interesse social avançam em Porto Alegre

11/07/2025 16:04
Felipe Martins/DEMHAB
DEMHAB
Empreendimentos fazem parte dos programas Minha Casa Minha Vida e Pró-Moradia

Porto Alegre avança na solução definitiva para famílias que aguardam atendimento habitacional. Atualmente, oito obras estão em andamento em diferentes regiões da cidade, totalizando 1.077 novas unidades habitacionais destinadas a famílias inscritas no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). 

Os empreendimentos fazem parte do Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Pró-Moradia, ambos do governo federal. Estão incluídas no Minha Casa Minha Vida as obras dos residenciais Sotero dos Reis, Mutualidade, Jacuí e Dona Zaida. Já os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2 integram o financiamento do Pró-Moradia. Uma parceria com o Sinduscon possibilitou a doação de 31 casas na região do bairro Glória, destinadas a famílias afetadas pela enchente ou outros desastres naturais.

Demanda aberta - Entre os empreendimentos de demanda aberta, voltados a famílias previamente inscritas no Demhab, estão o Residencial Sotero dos Reis, na região do Eixo-Baltazar, que terá 96 unidades habitacionais e já conta com 20% da obra executada, e o Residencial Mutualidade, na Cruzeiro, com 114 moradias previstas e 15% de avanço. Ambos são realizados pela empresa Belmais.

Avenida Tronco - Atendendo a uma demanda histórica de famílias impactadas pelas obras de duplicação da avenida Tronco, dois empreendimentos são executados por meio do programa Minha Casa Minha Vida: o Residencial Dona Zaida, com 200 unidades habitacionais, e o Residencial Jacuí, com 96 moradias. As obras estão com 12% e 13% de execução física, respectivamente. Ambos os projetos são desenvolvidos pela construtora ALM.

Pró-moradia - Destinados a famílias que residem próximo ao Arroio Cavalhada, estão os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2, que somam 200 e 340 unidades habitacionais, respectivamente. Em fase inicial, as obras são conduzidas pelas empresas Belmais (Coronel Claudino) e ALM (Tamandaré 1 e 2).

Todas as obras estão sendo supervisionadas pela Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Demhab. Ainda neste ano, outras oito obras de habitação de interesse social devem ser iniciadas, ampliando o atendimento habitacional em Porto Alegre.

 

Cindy Vitali

Gilmar Martins