Prefeitura assina contratos para inÃcio das obras de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida
A Prefeitura de Porto Alegre assinou nesta quinta-feira, 28, oito contratos com a Caixa Econômica Federal para a construção de 1.112 unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O ato ocorreu na Associação de Moradores Vila Elizabeth, no Sarandi.Â
Em fevereiro desse ano, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, realizou a primeira reunião com as empresas selecionadas. O diretor ressalta que esse é um passo importante em prol de uma pauta que mexe com a vida das pessoas, o da casa própria: “Todas as áreas onde ocorrerão as obras foram doadas pelo municÃpio de Porto Alegre com a finalidade de construção de habitação de interesse social. Isso significa que, durante nossa gestão, a preocupação sempre foi suprir a necessidade de moradia para aquelas pessoas que aguardam há muito tempo atendimento habitacional".
A empresa Belmais é a responsável pelas obras nas áreas Mutualidade (176 unidades habitacionais) e Sotero dos Reis (96 UH). Já a 2MS ficará com a São Miguel - Intendente Azevedo (212 UH). E, por fim, a ALM está com a Ildo Meneghetti (132 UH) e com as três áreas da Tronco: Banco da ProvÃncia (60 UH), Dona Zaida (200 UH) e Jacuà (96 UH). Por questões de adequações de estudos do projeto, a assinatura do empreendimento Bento Gonçalves será nos próximos dias. De acordo com à Caixa Econômica Federal as obras devem começar em 2025. Â
Seleção de famÃlias - As famÃlias serão selecionadas após avaliações de servidores do Demhab. Terão prioridade, seguindo os requisitos do programa: famÃlias que tenham a mulher como responsável pela unidade familiar; pessoas com deficiência, incluindo Transtorno do Espectro Autista; pessoas idosas; crianças ou adolescentes, preferencialmente até 14 anos; em situação de risco e vulnerabilidade; em situação de emergência ou calamidade; em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais; em situação de rua; pessoa vÃtima de violência.
Participaram do ato o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, e representantes da Caixa Econômica Federal.
Â
Gilmar Martins