Prefeitura divulgará situação das famílias do projeto Tronco

02/09/2022 08:43

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação, publicará na segunda-feira, 5, no Diário Oficial de Porto Alegre, a situação das 1.517 famílias do projeto da avenida Tronco. Na publicação estará especificado quais famílias já foram contempladas com soluções habitacionais e quais ainda aguardam atendimento.

Em fevereiro deste ano aconteceu a mudança da última família a deixar a avenida Tronco, que foi contemplada com agrupamento de bônus-moradia, por se tratar de mais de um núcleo familiar residente na mesma casa. O recurso de R$ 93.744,57 é destinado à compra de imóvel escolhido pelo beneficiário.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, é importante reconhecer todas as famílias que estiveram envolvidas nesse processo. "Estamos passando um pente fino em todos os cadastros para que a cidade possa conhecer exatamente o passivo que a prefeitura tem com as famílias que sairam de suas casas para que a obra ocorresse. Felizmente estamos caminhando para a contratação do primeiro dos empreendimentos vinculados à Tronco, o que deve ocorrer nos próximos meses,” ressaltou Machado. 

Programa Protótipos - A capital gaúcha foi uma das cidades selecionadas do pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para receber conjuntos habitacionais do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do programa Casa Verde e Amarela. A seleção faz parte do Programa Protótipos, que prevê a construção de três empreendimentos destinados ao reassentamento das famílias da obra da avenida Tronco. A previsão é que sejam construídas 356 unidades em três condomínios: Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida.

Obra - A obra na avenida Tronco atingiu 55% de execução nos trechos 1 e 2 e 75% no 3 e 4, que devem ficar prontos ainda neste ano. No total, cerca de 80% do traçado de 6,5 quilômetros já estão prontos para o tráfego na Zona Sul. A construção parou em outubro de 2016 por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos novamente em julho de 2019. Em fevereiro de 2020, a obra recomeçou.

 

Cindy Vitali

Andrea Brasil