Prefeitura inicia debate com servidores do Demhab sobre reestruturação do departamento
Uma reunião virtual envolvendo servidores do quadro do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) deu início, na tarde desta quarta-feira, 31, ao processo de reestruturação do departamento e de estruturação da nova Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF). O objetivo do encontro foi apresentar aos servidores a situação atual do Demhab e expor uma primeira ideia sobre sua nova estrutura.
O encontro teve a presença do prefeito Sebastião Melo e foi coordenado pelo secretário da SMHARF André Machado, com apoio da secretária adjunta, Simone Somensi, e do diretor-geral adjunto do Demhab, Nelson Beron. Uma apresentação foi feita com o diagnóstico e as novas ideias de organogramas.
“As contribuições de vocês serão fundamentais para uma melhor tomada de decisão futura. Só vamos prosseguir aqui se tivermos essa parceria”, disse o prefeito Melo aos servidores.
A partir desta primeira reunião, o secretário André pediu aos servidores que se organizem para apresentar a sua proposta conjunta e, então, sejam dados os encaminhamentos. O Demhab, criado em 1965, recebeu o reforço da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) neste ano para gerir a política habitacional de Porto Alegre.
Além disso, uma comissão, formada em janeiro e composta apenas por servidores de carreira da Prefeitura de Porto Alegre, atestou as fragilidades de determinados setores e a impossibilidade de o Demhab prosseguir com a mesma proposta de estrutura. Com a criação da SMHARF, o processo de reestruturação do Departamento passa a ser discutido junto à formação da secretaria, com divisão de competências e servidores.
“Vamos caminhar junto com os servidores, nem atrás, nem na frente. Esse processo de construção coletiva e democrática precisa estar conosco sempre. Nós sabemos - e os servidores também sabem - que o Demhab precisa ser reestruturado, à luz das novas realidades, prioridades e cenários. Mas é só com esta parceria, envolvendo a gestão e os servidores do quadro, que vamos chegar a um resultado positivo”, destacou o secretário André Machado.
A partir do retorno dos servidores, a gestão da SMHARF e do Demhab irá, em um mês, formular proposta que será apresentada ao prefeito Sebastião Melo. Só depois disso qualquer proposição será enviada à Câmara de Vereadores para apreciação.
Elisandra Borba