Reestruturação do Demhab: servidores apresentam proposta para direção

01/05/2021 09:00

 Os servidores de carreira do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) apresentaram a sua proposta para a reestruturação do departamento em reunião on-line com a direção. O encontro foi proposto pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, há exatamente um mês, quando foi apresentada aos funcionários do quadro uma proposição que incluía, também, a estruturação da nova Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Esta primeira proposta, apresentada pelo secretário e diretor-geral André Machado, foi concebida a partir dos levantamentos feitos por um grupo de trabalho formado por cinco servidores de carreira da prefeitura, entre janeiro e março deste ano. Na reunião de 31 de março, essa ideia inicial foi apresentada e, a partir dela, um chamamento feito aos servidores.

“Podíamos ter feito essa mudança por cima, enviando diretamente um projeto à Câmara de Vereadores, mas não é o que queremos. O Demhab precisa caminhar junto com seus servidores e jamais podemos permitir que haja um cabo de guerra entre vontades da gestão e dos servidores. Estamos cumprindo uma importante etapa e espero que logo possamos ter uma proposta única”, ressalta o secretário da SMHARF e diretor-geral do Demhab, André Machado.

A partir de reuniões realizadas ao longo de abril, os servidores compuseram uma espécie de contraproposta, que diverge da ideia concebida pelo grupo de trabalho e colocada para discussão pela direção do Demhab. Na visão dos servidores, há a necessidade de se fazer ajustes internos, mas mantendo no braço de atuação do departamento todos os serviços que atualmente já o compõem - e não com uma divisão entre Demhab e SMHARF, o que havia sido proposto inicialmente.

Durante cerca de uma hora, sete servidores de carreira do Demhab apresentaram a proposta do grupo, que contempla a redução de cerca de um terço do número de “caixinhas” no organograma (equipes, unidades, etc.) e o deslocamento de determinados serviços de uma área para outra.

Pela proposta inicial, apresentada em março, o Demhab teria seu foco direcionado para a gestão do patrimônio do departamento, como as unidades habitacionais de empreendimentos construídos no passado, incluindo uma grande carteira de mutuários. As demais ações, como a produção habitacional e a regularização fundiária, ficaram sob o guarda-chuva da secretaria.

A direção estima que ainda na primeira quinzena de maio seja possível chamar novamente os servidores para comunicá-los sobre o modelo que será levado ao prefeito Sebastião Melo como sugestão para a reestruturação do Demhab. “Faremos algumas reuniões no âmbito da direção, contemplando pontos trazidos pelos servidores e ponderando diante de situações que entendemos que precisam ter mudanças. Tudo, porém, seguirá ocorrendo com diálogo”, finaliza o secretário.

Todas as propostas e atas estão sendo publicadas em um processo público, com acesso de todos os servidores, além da gravação das reuniões, a fim de garantir a transparência de todo o processo.

Anderson Guerreiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes