Secretário visita Vila Laranjeiras e conhece realidade de alagamentos e moradias em risco
Os problemas enfrentados por moradores da Vila Laranjeiras, no bairro Morro Santana, principalmente em dias de chuva forte, foram conhecidos nesta quarta-feira, 27, pelo secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. Em agenda ao bairro, o secretário visitou residências e percorreu as principais ruas. (fotos)
A agenda foi solicitada pela vereadora Bruna Rodrigues há duas semanas. Casualmente, quando o secretário chegava à Laranjeiras, uma forte chuva caiu, fazendo com que os problemas ficassem ainda mais evidentes. A vereadora Daiana Santos, que mora no local, também estava presente.
Com poucos minutos de chuva, ruas e casas ficaram alagadas. Bueiros também não davam vazão à água por terem problemas de entupimento ou por seu curso ter sido alterado. No histórico da Vila Laranjeiras também há paredes de casas cedendo e muros com buracos para a água passar em caso de cheias, o que já ocorreu.
O secretário André Machado, de dentro de uma das residências, fez uma chamada de vÃdeo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, solicitando apoio da pasta para um atendimento emergencial na região. Ficou acertado que técnicos da SMSUrb serão enviados à Vila Laranjeiras para uma análise do que precisa ser feito e do que pode ser executado no curto prazo.
“Visualizei situações que não podemos permitir que continuem assim. Vamos trabalhar de maneira conjunta com outras secretarias, com a Câmara Municipal e com as lideranças que quiserem nos ajudar para encaminharmos soluções rápidas e também no longo prazo, que é principalmente onde a Secretaria da Habitação e o Demhab podem entrarâ€, destacou Machado.
O secretário ainda ressalta que uma das maiores preocupações da pasta de Habitação é com as moradias que ficam em área de risco. Segundo ele, um dos focos da gestão é dar encaminhamentos práticos sobre essas áreas, identificando o nÃvel de risco de cada uma delas. Pelos dados atuais do Demhab, há 118 áreas de risco em Porto Alegre, geralmente em beiras de arroios e encostas de morro.
“Nossa atuação será perto das comunidades e das lideranças que possam nos ajudar a dar soluções práticas para os problemas. Temos uma determinação do prefeito Sebastião Melo de que as demandas de todos os vereadores devem ser ouvidas e estudadas e é o caminho que estamos trilhando. Diálogo sempre, junto com o conhecimento dos problemas onde eles acontecemâ€, comenta o secretário André Machado.
Â
Elisandra Borba