Últimas famílias reassentadas da Vila Nazaré

Reassentamento habitacional

O Departamento Municipal de Habitação realizou, ao longo de sua história, o reassentamento de algumas comunidades

 

O Departamento Municipal de Habitação realizou, ao longo de sua história, o reassentamento de algumas comunidades, como Vila Chocolatão, Vila Dique e Vila Nazaré. 

Vila Chocolatão

Após cerca de vinte e cinco anos vivendo na região central da cidade, cercadas por lixo, praticando a reciclagem em condições insalubres, com dejetos escorrendo entre os becos e sob constante risco de incêndios, as mais de 700 pessoas da Vila Chocolatão passaram a morar em casas com água potável, energia elétrica e rede de esgotos.

A transferência para o loteamento construído pelo Demhab, na Avenida Protásio Alves, 9.099, Morro Santana, iniciou no dia 12 de maio de 2011.  No dia 13 de maio, houve a festa de entrega oficial do Residencial Nova Chocolatão, com 181 unidades habitacionais, e a inauguração da Usina de Triagem Chocolatão.

O loteamento está localizado em um terreno de 3,34 hectares doado pela União (Ministério do Planejamento). Dispõe de ruas pavimentadas, iluminação pública, estação de tratamento de esgotos, quatro unidades de comércio e serviços, centro social, creche, bacia de amortecimento de águas, além de uma unidade de triagem de resíduos recicláveis construída pela Usiminas. Os sobrados e as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Uma das unidades é adaptada para pessoa com deficiência.

Para a execução do loteamento, foram investidos aproximadamente R$ 8,7 milhões nas unidades habitacionais e infraestrutura do loteamento.

Equipamentos –  As mais de 120 crianças são atendidas na escola de educação infantil construída no loteamento.  As demais crianças em idade escolar foram matriculadas nas escolas Victor Issler e Ana Íris. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente construiu uma praça com quadra esportiva, recanto infantil e equipamentos de ginástica. Um grupo de meninas e adolescentes da Vila fez o ajardinamento do Residencial com plantas e flores fornecidas pela Floricultura e Paisagismo De Cristal. O atendimento médico é prestado por equipes da Estratégia de Saúde da Família Tijuca, da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade, situada próxima ao loteamento (Rua Reverendo Daniel Betts, 321, Bairro Morro Santana) recebeu, desde 2008, uma nova equipe de Saúde da Família com objetivo de continuar o atendimento já prestado pelo município para estas famílias, porém agora no novo loteamento.

Vila Dique

118 famílias da Vila Dique receberam a chave de suas habitações. Até o momento, foram reassentadas, no Conjunto Habitacional Porto Novo, as famílias da Vila Dique, Morada do Sol e remanescentes da Vila Floresta, totalizando 1240 unidades. A quadra E, ainda está em fase de reconstrução das unidades habitacionais que foram invadidas, estas unidades irão reassentar as últimas famílias da Dique.

A transferência das famílias da Dique, deve-se às obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. No projeto de remoção e atendimento às famílias da área de risco da Vila Dique, é desenvolvido o trabalho social com a mobilização e organização da comunidade, cursos de capacitação profissional e oficinas de educação ambiental.