Adutora da Estação de Bombeamento de Água Sarandi está com quase 50% da obra concluída
Em andamento desde dezembro de 2022, a obra da nova adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Sarandi já está com quase 50% de execução. Na manhã desta quarta-feira, 5, o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, o diretor de Gestão e Desenvolvimento, Marco Faccin, e demais técnicos estiveram vistoriando o local.
“O traçado da obra e o terreno de fácil acesso, não rochoso, foram essenciais para o bom andamento dos trabalhos. Estamos confiantes da entrega para a população até o final de 2023”, afirma o diretor-geral, Maurício Loss. A frente de trabalho da terceirizada Construtora Minosso já avançou com a tubulação de 600mm de diâmetro pela av. Ary Tarragô, rua Hugo Mardini e a Alameda dos Coqueiros, e está no Beco dos Coqueiros, seguindo para o Reservatório Ary Tarragô.
Após a execução dessa etapa, será lançado o trecho final da adutora, a partir da esquina das ruas Tenente Ary Tarragô e Alexandre Luiz, passando pelas ruas Paulo Blaschke e Vitório Francisco Giordani e a avenida Professor Paula Soares, até atravessar a avenida Baltazar de Oliveira Garcia, onde irá alcançar a Ebat Sarandi. A previsão do Departamento é que até novembro deste ano a obra esteja concluída e a rede em funcionamento.
A intervenção faz parte dos projetos que ampliam a distribuição de água para as regiões Norte, Nordeste e Leste de Porto Alegre, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 85 milhões, com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Serão beneficiados diretamente cerca de 72 mil habitantes nos bairros Passo das Pedras, Rubem Berta, Jardim Leopoldina, Mario Quintana e Morro Santana.
O BRDE aportou 95% do investimento de R$ 12,85 milhões e os 5% restantes são contrapartida do Dmae. Dos mais de 3,23 mil metros de redes previstas, já estão lançados cerca de 1,5 mil metros.
Aumento da vazão de água – Quando entrar em carga, a nova adutora vai acrescentar 190 litros/segundo à atual vazão de 200 litros/segundo, totalizando 390 litros/segundo para os seguintes bairros atendidos pela Ebat Sarandi, bem como inclusão de parte que é abastecida pela Ebat Manoel Elias II: Anchieta, Auxiliadora, Boa Vista, Centro Histórico, Chácara das Pedras, Costa e Silva, Cristo Redentor, Farrapos, Floresta, Higienópolis, Humaitá, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Lindóia, Jardim Itú, Jardim Sabará, Jardim Leopoldina, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Morro Santana, Navegantes, Parque Santa Fé, Passo D´Areia, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, São Geraldo, São João, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.
A tubulação em polietileno de alta densidade (Pead) de 600 milímetros de diâmetro que está sendo instalada sai da Ebat na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, número 534, e segue pela avenida Professor Paula Soares, rua Planalto, rua Dona Adda Mascarenhas de Moraes, avenida Bispo João Scalabrini e rua Tenente Ary Tarragô até o reservatório da Alameda dos Coqueiros.
Lissandra Mendonça