Adutora subaquática da Ponta do Arado terá quatro quilômetros de tubulação submersa no Guaíba

22/09/2021 17:36
Luciano Lanes/PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Expectativa de conclusão para as obras é 2024

Primeira obra do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, a adutora subaquática de captação de água bruta começa a tornar realidade a tão aguardada solução para o abastecimento das regiões Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro. De complexa execução, os serviços estão em pleno andamento, com 26% de avanço físico. Mais de 330 tubos em polietileno de alta densidade (PEAD) com 12 metros de comprimento estão sendo soldados na margem do lago Guaíba em segmentos de 500 metros e conduzidos para a água.

A estimativa é que o conjunto de sete obras que compõem todo o sistema esteja operando em 2024. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, técnicos e representantes da empresa executora acompanharam o andamento dos trabalhos na tarde desta quarta-feira, 22.

Iniciada em abril, a obra efetuada pela STER Engenharia Ltda prevê a implantação de duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada, dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. O canteiro de obras está instalado na Praça Armelindo Lima e, após a conclusão da obra, o espaço será revitalizado. O investimento é de R$ 29 milhões, provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através de financiamento com a Caixa Federal.

De acordo com o diretor-geral do Dmae, após a colocação dos tubos dentro do lago, são utilizadas balsas para o afundamento. “Os contrapesos que pesam cerca de cinco toneladas já foram fabricados pela empresa executora na fase inicial da obra. Agora, após a preparação da tubulação em segmentos, as balsas auxiliam o complexo serviço de afundar a estrutura que ficará no leito do Guaíba. No final deste mês, começam os serviços de dragagem da área que irá recebê-la”, explica Alexandre Garcia.

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento de demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. A prefeitura e o Departamento contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões.

O fim do déficit de abastecimento vai se dar com a finalização do SAA Ponta do Arado, que nesta primeira etapa, além da implantação da adutora subaquática de captação de água bruta (já em execução), e da principal obra que é a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, já licitada e com início previsto ainda para este ano, o sistema terá mais cinco obras. São elas: Estação de Bombeamento de Água Bruta, adutora de água tratada, subestação de energia de alta tensão – as três primeiras já em licitação; e mais adutora de recalque de água bruta e linha de transmissão.

Entre as outras obras complementares planejadas para o SAA Ponta do Arado e que serão executadas com recursos próprios, ainda neste ano será publicada licitação para ampliação do Reservatório Boa Vista, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, além das substituições de adutora e conexões da Restinga, que já foram executadas. Ainda estão previstos um reservatório e uma adutora no bairro Lageado.

 

Isabel Lermen

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes