Construção da ETA Ponta do Arado vai beneficiar 250 mil moradores do Extremo Sul e Lomba do Pinheiro

29/10/2020 12:23

O edital da concorrência para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado foi publicado nesta quinta-feira, 29, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A estação é a principal obra do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA), responsável por beneficiar 250 mil pessoas do Extremo Sul e Lomba do Pinheiro. O novo SAA Ponta do Arado vai ampliar a capacidade de produção e distribuição de água potável das zonas Sul e Leste da cidade. O valor estimado para execução é de cerca de R$ 107 milhões, com recursos próprios e de financiamento com a Caixa Econômica Federal. A abertura da licitação será no dia 4 de dezembro, às 8h30.

A contratação prevê a construção de uma ETA com capacidade para produção de dois mil litros por segundo com as técnicas mais modernas para uma estação de tratamento do tipo convencional. A estação também contará com um reservatório com duas câmaras de cinco mil metros cúbicos para o armazenamento e uma Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) para distribuição. Ainda está prevista uma subestação de energia elétrica para atender as demandas e unidades operacionais e administrativas para apoio na operação.

Em andamento - A primeira obra do novo sistema já está em fase inicial, a Adutora de Captação Subaquática de Água Bruta.

Histórico - O atual sistema Belém Novo está no limite da sua capacidade, por isso, a construção do novo Sistema Ponta do Arado e de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), é a solução para o abastecimento do Extremo Sul e Lomba do Pinheiro. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, no valor total de R$ 220,7 milhões.

 

 

Aline Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes