Disputa em licitação do Dmae para modernização de casas de bombas será no dia 11

04/12/2025 11:26

A disputa aberta em licitação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para a modernização das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 12, 17, 18 e 20 será na quinta-feira, 11. O edital da licitação, com valor estimado de R$ 51,1 milhões, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).  

As casas de bombas atendem os bairros Menino Deus, Centro Histórico e Sarandi. As obras, previstas para começar em 2026, têm como objetivo fortalecer a resiliência das estruturas diante de novas cheias, incluindo melhorias nas instalações prediais e elétricas, além da substituição completa dos equipamentos eletromecânicos.

“Este novo modelo de estações elevará o nível de proteção em Porto Alegre. Trata-se de um investimento fundamental, que prepara nossa Capital para eventos extremos e garante o funcionamento contínuo dos serviços de drenagem urbana quando necessário”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.

Cronograma - O prazo para conclusão das intervenções é de 12 meses, contado a partir da emissão da ordem de início do contrato. Os novos projetos de engenharia foram elaborados a partir de julho de 2024, considerando os impactos da enchente histórica sobre a infraestrutura e incorporando novos requisitos de segurança.

Recursos - A modernização das Ebaps 12, 17, 18 e 20 conta com R$ 38,9 milhões aprovados junto ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Histórico - A primeira licitação para a modernização das quatro estações, publicada em dezembro de 2024, foi cancelada pelo Dmae. O novo edital, lançado em novembro, traz ajustes que ampliam a segurança jurídica do processo e a competitividade entre as empresas participantes.

 

Aristoteles Junior

Andrea Brasil