Dmae monitora diariamente mais de 350 pontos de água em Porto Alegre
Antes de chegar às torneiras dos porto-alegrenses, a água fornecida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) passa por diversas etapas de controle analítico, que garantem a segurança para o consumo. Esse controle segue as diretrizes da Portaria de Potabilidade da Água.
O monitoramento da qualidade da água do Departamento inicia-se por análises da água captada, tanto no manancial quanto na entrada das Estações de Tratamento de Água (ETA). São avaliados parâmetros básicos de qualidade da água necessários para orientar a operação da Estação, analisados a cada duas horas, e parâmetros de monitoramento mais amplos, que variam de frequência semanal, mensal e semestral.
Durante o processo de tratamento, a água é continuamente analisada em etapas do processo, tais como: água floculada, água decantada, água filtrada, água pré-reservação.
A água tratada, após a reservação da Estação, também tem parâmetros básicos analisados no mínimo a cada duas horas, e parâmetros mais complexos avaliados diariamente, semanalmente, mensalmente, bimestralmente, trimestralmente e semestralmente.
Após a saída da Estação, a água percorre, às vezes, longos caminhos até chegar ao ponto final de consumo, que são as residências dos usuários. Essa água distribuída também é analisada diariamente, seguindo um plano de amostragem baseado na Portaria de Potabilidade que considera as características da rede de distribuição, envolvendo a área de abrangência (subsistemas e reservatórios), a população abastecida e a criticidade da localização (hospitais, clínicas, rodoviária, aeroporto, locais públicos de grande circulação, escolas, condomínios etc.). Essas amostras são coletadas diretamente nos hidrômetros dos usuários e em nichos de amostragens, totalizando mais de 350 pontos de monitoramento diariamente.
O maior volume de análises é realizado pelo próprio Departamento, em laboratórios qualificados com certificação ISO 9001 e reconhecimento ISO 17025, que evidenciam o comprometimento com a qualidade analítica dos resultados gerados, trazendo maior segurança e confiabilidade com relação à qualidade da água distribuída.
No ano de 2021, foram contabilizadas 971.540 análises para a garantia da qualidade da água, sendo 967.298 análises efetuadas pelo Dmae (99,6%) e 4.242 análises contratadas externamente (0,4%).
Os parâmetros básicos e de maior frequência analítica e interesse dos usuários são divulgados mensalmente e semestralmente neste link.
Com relação aos demais parâmetros, os dados são digitados no sistema Siságua do Ministério da Saúde, que faz a divulgação neste link.
Todos os resultados estão abaixo dos limites estabelecidos na legislação, garantindo a segurança da água distribuída para a população. Saiba mais.
Gilmar Martins