Obra de nova adutora de água tratada da Ponta do Arado está em andamento

13/12/2022 09:34
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Já foram assentados 245 metros de tubos na rua João Vieira de Aguiar Sobrinho

Uma nova adutora de água tratada está sendo implantada no Extremo Sul de Porto Alegre. A obra faz parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que vai qualificar o abastecimento nas regiões Sul, Extremo Sul e Leste da cidade. Com investimento de cerca de R$ 23,5 milhões e previsão de conclusão para agosto de 2023, a Adutora de Água Tratada Restinga terá a responsabilidade de conduzir a água para a Estação de Tratamento de Água Tratada (ETA), que já está em execução, até a Adutora Restinga já existente e, a partir dessa, abastecer os reservatórios de todo o sistema.

“Já foram assentados 245 metros de tubos na rua João Vieira de Aguiar Sobrinho, no bairro Belém Novo, entre a avenida João Inácio Antônio da Silva e avenida do Lami. No momento, estamos repavimentando em asfalto as duas primeiras quadras deste trecho. Esta é mais uma obra do maior conjunto de infraestrutura que temos hoje em execução no município. A Ponta do Arado irá suprir o déficit de abastecimento de água e dar condições de ampliação, prevendo o crescimento na zona Sul”, destaca o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.

Obras em execução – A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 18 bairros, tem investimento estimado de R$ 250 milhões, com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.

A ETA Ponta do Arado é a maior obra do sistema, teve ordem de início em agosto de 2021. A etapa em execução é a terraplanagem do terreno e as fundações do reservatório da estação. A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) também está em andamento. A implantação da nova adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro.

Isabel Lermen

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes