Obra de nova adutora de água tratada da Ponta do Arado está em andamento
Uma nova adutora de água tratada está sendo implantada no Extremo Sul de Porto Alegre. A obra faz parte do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que vai qualificar o abastecimento nas regiões Sul, Extremo Sul e Leste da cidade. Com investimento de cerca de R$ 23,5 milhões e previsão de conclusão para agosto de 2023, a Adutora de Água Tratada Restinga terá a responsabilidade de conduzir a água para a Estação de Tratamento de Água Tratada (ETA), que já está em execução, até a Adutora Restinga já existente e, a partir dessa, abastecer os reservatórios de todo o sistema.
“Já foram assentados 245 metros de tubos na rua João Vieira de Aguiar Sobrinho, no bairro Belém Novo, entre a avenida João Inácio Antônio da Silva e avenida do Lami. No momento, estamos repavimentando em asfalto as duas primeiras quadras deste trecho. Esta é mais uma obra do maior conjunto de infraestrutura que temos hoje em execução no município. A Ponta do Arado irá suprir o déficit de abastecimento de água e dar condições de ampliação, prevendo o crescimento na zona Sul”, destaca o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia.
Obras em execução – A construção do novo SAA Ponta do Arado, que contempla sete obras e beneficiará cerca de 300 mil porto-alegrenses que residem em 18 bairros, tem investimento estimado de R$ 250 milhões, com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto do sistema é 2025.
A ETA Ponta do Arado é a maior obra do sistema, teve ordem de início em agosto de 2021. A etapa em execução é a terraplanagem do terreno e as fundações do reservatório da estação. A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) também está em andamento. A implantação da nova adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro.
Cristiano Vieira