Ponta do Arado: Trabalho Social do Dmae faz reunião com a comunidade da Lomba do Pinheiro

13/12/2022 10:59
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipe apresentou o andamento das obras para lideranças da região

Na noite de segunda-feira, 12, equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) detalhou o andamento das obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Ponta do Arado a lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro. A reunião, parte do Trabalho Social (TS) da Ponta do Arado, reuniu cerca de 20 lideranças da região na Pracinha da Cultura, próximo à parada 12 da estrada João de Oliveira Remião. O encontro iniciou-se às 19h e durou quase duas horas, com espaço para esclarecimento de dúvidas da população.

O SAA Ponta do Arado é a solução para o déficit de abastecimento de água do Extremo Sul e Zona Leste de Porto Alegre, sentido principalmente em horários de pico de consumo durante o verão. Segundo o engenheiro do escritório de gestão de projetos especiais do Dmae, Pedro Chies, que apresentou o SAA e a situação atual das obras, o sistema da Ponta do Arado é o maior investimento estrutural da cidade neste momento e vai beneficiar cerca de 300 mil porto-alegrenses, mais de 100 mil da Lomba do Pinheiro, que é a ponta do atual sistema Belém Novo e a primeira área a sentir as oscilações no abastecimento em dias de temperaturas elevadas.

Também estiveram presentes na reunião representante da subprefeitura da Lomba e técnicos do TS do Arado, que desenvolverão outras atividades informativas e de conscientização na comunidade nos próximos meses. 

O SAA Ponta do Arado tem investimento estimado de R$ 250 milhões, com financiamento pela Caixa Econômica Federal. A primeira obra do sistema, a implantação da nova adutora subaquática de captação de água, foi finalizada em outubro, enquanto a obra da estação de bombeamento de água bruta começou em novembro. A estimativa de conclusão de todo SAA e início de operação é 2025.

Leia mais:

Obra de nova adutora de água tratada da Ponta do Arado está em andamento

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes