Segunda linha da nova adutora subaquática é instalada no Guaíba
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu, nesta quarta-feira, 20, a instalação da segunda linha de tubulação da adutora subaquática de captação de água bruta. A implantação faz parte do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo. A operação de alta complexidade, autorizada pela Marinha, iniciou-se na terça, 19, às 17h, e prosseguiu na madrugada com deslocamento dos tubos das proximidades da Ilha das Flores, no rio Jacuí, até a margem, na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho. Durante esta quarta-feira, 20, com o apoio de embarcações, a linha de tubos em polietileno de alta densidade (Pead) está sendo afundada no lago Guaíba. A primeira etapa da instalação ocorreu no dia 5 de abril.
As duas linhas adutoras com dois quilômetros de extensão cada ficarão dispostas paralelamente à adutora existente de captação de água bruta do sistema Belém Novo, lado Sul. Iniciados em abril e efetuados pela Ster Engenharia Ltda, os trabalhos têm estimativa de término neste primeiro semestre e estão com cerca de 75% de execução. Elas ficarão a cinco metros de profundidade e terão sinalização náutica de boias.
A partir da próxima semana, iniciam-se duas novas etapas das obras. “Será realizado o reaterro da vala que abriga a adutora, restabelecendo o leito do lago, e também começaremos a execução da torre de captação, na extremidade das linhas", destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. A torre ficará submersa até o limite da linha d'água do lago e também será sinalizada com boias fixas em suas quatro extremidades, garantindo a visibilidade para navegação no local”.
Após o aterramento das linhas de adutoras, o Dmae fechará seu canteiro de obras na Praia do Poleto, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizará as obras de melhoria na Praça Almerindo Lima antes de devolvê-la à comunidade.
A obra para captação de água bruta do Guaíba tem investimento de R$ 29 milhões, financiados com a Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O SAA Ponta do Arado vai aumentar a produção de água para as regiões Sul, Extremo-Sul e Leste da cidade. A estimativa de conclusão e início de operação para o conjunto de sete obras que compõem o sistema é 2024.
Gilmar Martins