Trabalho social alcança mais de 30 mil pessoas que serão beneficiadas pelas obras da Ponta do Arado
O Trabalho Técnico Social relativo às obras do novo Sistema de Abastecimento de Água da Ponta do Arado já alcançou 31.639 pessoas em pouco mais de um ano e meio de atuação nas regiões que serão beneficiadas pelo reforço no fornecimento de água. Receberam as atividades os bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Guarujá, Hípica, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Ponta Grossa e Restinga.
“Este trabalho social busca aproximar as comunidades do Dmae e promover o conhecimento sobre essa grande obra que o departamento vem realizando no Extremo Sul para resolver o problema de falta de água na região e também nas zonas Leste e Sul”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Entre as ações realizadas pelas equipes estão 1.096 visitas aos domicílios e conversas diretamente com os moradores, 49 plantões sociais em locais estratégicos nos bairros e regiões e 25 reuniões com lideranças comunitárias para apresentar o andamento das obras. Também foram promovidos encontros com a comunidade, palestras técnicas e oficinas de participação e preservação ambiental.
As equipes do Trabalho Técnico Social também atuam em escolas e realizam visitas com alunos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento para trazer conhecimento e informações sobre o processo de tratamento da água. Os estudantes aprendem sobre educação ambiental a partir de cuidados com o descarte de resíduos e a não desperdiçar água potável.
Ações - O Trabalho Técnico Social das obras do SAA Ponta do Arado é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado à comunidade da área impactada por obras do Dmae. Ele é concebido, coordenado e fiscalizado pelo departamento, sendo realizado por empresa licitada, com financiamento da Caixa Econômica Federal. Além das oficinas (para crianças, jovens e adultos), desenvolve os plantões sociais locais, palestras e encontros com a comunidade da região.
Andrea Brasil