Atividades abrem as comemorações dos 29 anos da Coleta Seletiva

04/07/2019 18:31
Tassiane Costeira/DMLU PMPA
DMLU
DMLU lançou projeto Lalá na Escola para alunos do ensino fundamental
As comemorações do aniversário de 29 anos da Coleta Seletiva em Porto Alegre iniciaram-se nesta quinta-feira, 4, com a Hora do Conto, jogos de educação ambiental, o lançamento do projeto Lalá na Escola e implantação da novas placas de identificação das Unidades de Destino Certo (UDCs). A história Lalá e a Sacolinha Falante foi contada para alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental (EEEF) Ildefonso Gomes e Willian Richard Schisler, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente. As atividades com os estudantes aconteceram no auditório do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e no pátio da sede, na avenida Azenha.

Durante a Hora do Conto, os grupos de alunos do 3º e 4º ano das escolas ouviram atentamente a história de Lalá e a Sacolinha Falante, fazendo perguntas sobre a correta separação de resíduos ao final. A dinâmica visa à educação ambiental por meio da narrativa que “vira realidade”. “A intenção deste novo projeto, Lalá na Escola com a história Lalá e a Sacolinha Falante, é de que todos alunos que a ouvirem se transformem em agentes ambientais e multiplicadores deste aprendizado, visando à preservação do meio ambiente”, destaca Patrícia Antunes Russo, coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do departamento.

O projeto pretende emprestar a boneca Lalá, que é totalmente artesanal, feita de sobras de tecido, por um período de 15 dias em casa instituição de ensino, a fim de incentivar as crianças a praticarem a reciclagem, podendo passar adiante o que aprenderam sobre o tema. A agenda de empréstimo da boneca será aberta nesta sexta-feira, 5, e atenderá as escolas interessadas.

Raquel Beraldin/DMLU PMPA
DMLU
Crianças participaram de vários jogos no pátio da sede do DMLU

Após a Hora do Conto e o lançamento do projeto, as crianças participaram de vários jogos no pátio da sede do DMLU, como jogo de trilha com dados, jogo da velha dos resíduos e corrida de saco. Todas as brincadeiras tinham cunho ambiental, ensinando e disseminando conceitos sobre a correta destinação de resíduos e a preservação do planeta. “Achei as atividades muito educativas, para eu aprender e nunca mais esquecer que separando corretamente os resíduos, um produto pode se transformar em outro e isto ajuda o meio ambiente”, diz Lucas Jesus, 9 anos, aluno do 4º ano da EEEF Idelfonso Gomes.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, os 29 anos da Coleta Seletiva servem para destacar a relevância de cada um de nós para com a cidade. “A falta de separação correta dos resíduos pela população causa, além de graves impactos ambientais, danos financeiros aos próprios contribuintes, tendo em vista que todos os anos quase R$ 9 milhões são gastos para aterrar resíduos com potencial de reciclagem. A data serve para celebrar o protagonismo de Porto Alegre, mas, principalmente, para relembrar o papel fundamental dos cidadãos”, afirma.

A data, para o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, representa uma oportunidade de fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de ampliar o trabalho de sensibilização da população para o correto encaminhamento dos resíduos. "Temos quase 30 anos de trabalho nesta área e ainda há muita gente que mistura os resíduos. Ser sustentável é uma escolha e, por isso, ações de sensibilização são fundamentais", destaca.

Lucas Mello/DMLU PMPA
DMLU
Foram instaladas placas nos Ecopontos Cruzeiro do Sul e Diário de Notícias

Placas - As nove Unidades de Destino Certo (UDCs) ou Ecopontos do DMLU estão recebendo novas placas de identificação com informações sobre os tipos de resíduos que podem ser descartados no local. A instalação dos equipamentos visuais começou pela UDC Diário de Notícias, na avenida Diário de Notícias, 1.111 e após na UDC Cruzeiro do Sul na avenida Cruzeiro do Sul, 1.445, ambas na tarde desta quinta-feira, 4. O cronograma de colocação seguirá pela unidade Tenente Alpoin nesta sexta-feira, 5.

Pioneirismo - Porto Alegre é uma das capitais pioneiras no país a implantar o serviço de coleta de resíduos recicláveis. Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema de Coleta Seletiva foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui.

  

 

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes