DMLU comemora 50 anos com ações de educação ambiental e sustentabilidade
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) celebra seus 50 anos de criação, marcando meio século de serviços prestados à população de Porto Alegre, nesta segunda-feira, 15. Os eventos começam nesta segunda e seguem até a sexta-feira, 19. Ao longo da semana, será promovida uma série ações com foco em educação ambiental, voltadas à sensibilização sobre o descarte de resÃduos nos espaços públicos, e uma confraternização entre os servidores.
A programação começa na manhã de segunda, a partir das 9h, com um plantio urbano sustentável, para extinguir um foco de lixo existente há décadas, na esquina das ruas Dona Teodora e Pernambuco. A colocação das mudas ocorrerá com o apoio dos alunos da Escola Comunitária de Educação Infantil Mundo Colorido. O plantio, que inclui a instalação de floreiras sustentáveis feitas de plásticos reciclados, busca revitalizar os espaços comunitários em áreas mais verdes e sem acúmulo de sujeira para os moradores. Ao fim do dia do aniversário, haverá uma confraternização para os servidores no CTG Estância da Azenha.Â
As atividades continuam na semana de comemoração, com plantios nas demais regiões da cidade, para acabar com outros focos históricos indicados pelas equipes operacionais do DMLU. Os critérios de escolha foram por antiguidade de reincidência, apesar de o DMLU executar serviços de limpeza cerca de três vezes ao dia em cada local. O cronograma de planejamento inclui pontos dos setores Centro, Extremo-sul, Leste e Sul.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que o cinquentenário marca não apenas uma celebração, mas também renova o compromisso com a cidade, para a construção de um futuro mais aprazÃvel. "O DMLU chega aos 50 anos como uma das instituições mais reconhecidas pelo cidadão porto-alegrense. Isso é resultado de cinco décadas de atuação, se consolidando como referência na limpeza urbana e na promoção de práticas sustentáveis. Também marcamos a data com uma nova marca que representa a qualificação dos nossos serviços e visão de futuro", ressalta Hundertmarker.
Histórico - O DMLU foi criado pela Lei nº 4.080, de 15 de dezembro de 1975, a partir da Divisão de Limpeza Pública, com o objetivo de melhor desempenhar a realização dos serviços de limpeza pública da cidade. No entanto, a história da limpeza urbana da Capital é bem mais antiga e antecede a criação oficial do órgão. O primeiro registro remonta ao século 19, quando foram emitidas as primeiras ordens para manter o asseio público. Os primeiros trabalhadores da limpeza eram responsáveis por recolher manualmente os cabungos (recipientes de madeira em que eram depositados os dejetos domésticos) e, mais tarde, passaram a realizar o recolhimento dos resÃduos gerados na cidade por meio de carroças.
No inÃcio da década de 1990, o DMLU adotou o Sistema de Gerenciamento Integrado de ResÃduos Sólidos. Porto Alegre tornou-se referência na gestão de resÃduos, pioneira na Coleta Seletiva e na erradicação dos antigos lixões. Desde então, o DMLU implanta projetos orientados para a coleta, o tratamento e a destinação diferenciados dos resÃduos, além de promover ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância do tema. Para saber mais sobre a trajetória do departamento, clique aqui.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Confira a programação da semana
Segunda-feira, 15:Â
Onde: esquina das ruas Pernambuco e Dona Teodora, bairro Farrapos
Horário: A partir das 9h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Norte, para extinção de foco crônico de lixo
Onde: CTG Estância da Azenha
Horário: 17h
Atividade: Confraternização entre os servidores
Terça-feira, 16:
Onde: rua Dr. Júlio Olszewski, bairro Floresta
Horário: A partir das 14h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Centro, para extinção de foco crônico de lixo
Quarta-feira, 17:
Onde: Estrada João Antônio da Silveira, nas proximidades do número 3151, bairro Restinga
Horário: A partir das 9h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Extremo-sul, para extinção de foco crônicos de lixo
Quinta-feira, 18:
Onde: rua Pedro Velho, nas proximidades do número 861, bairro Partenon
Horário: A partir das 14h
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Leste, para extinção de foco crônico de lixo
Sexta-feira, 19:
Onde: ruas Cruzeiro do Sul com Dona OtÃlia, bairro Santa Tereza
Horário: A partir das 13h30
Atividade: Plantio Urbano Sustentável na região Sul, para extinção de foco crônico de lixo
Gilmar Martins
