DMLU comercializa picado arbóreo produzido na UTC da Lomba do Pinheiro

29/09/2025 09:04

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) passou a comercializar o picado arbóreo produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) da Lomba do Pinheiro. A tabela de valores dos materiais beneficiados no local foi reajustada e publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) da última quarta-feira, 24.

O preço de venda do produto foi definido em 18 Unidades Financeiras Municipais (UFM) por tonelada, o que equivale a R$ 103,86 em 2025. As solicitações de compra devem ser encaminhadas ao Serviço de Arrecadação e Comercialização do DMLU, pelo e-mail comercial@dmlu.prefpoa.com.br.

A UTC recebe os resíduos de podas, capina e limpeza de praças, com o objetivo de reaproveitar esses materiais orgânicos e evitar que eles sejam destinados ao aterro sanitário. A operação da unidade resulta em três insumos: lenha, picado arbóreo e composto orgânico. Produzido exclusivamente a partir de galhos e troncos de podas e supressão de árvores, o picado arbóreo do DMLU apresenta degradação mais lenta e maior durabilidade nos locais em que é aplicado, características que o tornam um recurso valioso para uso na agricultura e em técnicas de proteção do solo, como o mulching.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca os benefícios e ganhos ambientais da iniciativa com a destinação correta:  “Em 2024, doamos mais de 110 toneladas de arbóreos triturados para nossos parceiros, como o Viveiro Municipal e produtores rurais da Capital. Recebemos retornos excelentes quanto ao uso deste produto, que tem demonstrado ter uma qualidade superior aos similares e disponíveis no mercado, exigindo menos manutenção. São mais de cem toneladas que deixaram de ser aterradas e, assim, fecham o ciclo da sustentabilidade, com o resto de vegetação que volta para auxiliar na revitalização de novos plantios", destaca Hundertmarker.

Composto orgânico - Obtido por meio da compostagem, método originário das antigas civilizações como forma de se reaproveitar os resíduos orgânicos. O processo é um modo natural de decomposição da matéria orgânica, que gera o composto, o qual é  formado a partir do processo de bioestabilização da matéria orgânica.

Lenha - Selecionada a partir dos troncos provenientes dos resíduos arbóreos, que são separados, classificados como lenha, doada para instituições beneficentes cadastradas no DMLU ou comercializado para particulares.

Mulching - Técnica de proteção e cobertura do solo. Sistema  que utiliza materiais orgânicos ou inorgânicos para a manutenção e melhoramento das estruturas dos plantios.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Tatiana Bandeira