DMLU doa lenha para comunidades indÃgenas da Capital
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) doou lenha para nove aldeias indÃgenas e um Núcleo Urbano IndÃgena de Porto Alegre. Entre os meses de junho e julho de 2021 foram doados 72 metros cúbicos de lenha.
Receberam cargas de lenha as aldeias Kaigang, Guarani, Charrua e um núcleo Kaigang da Capital, cujas famÃlias estão em situação de vulnerabilidade social, condição agravada pelo rigoroso inverno da região Sul. “Esta é uma importante ação social do DMLU, órgão que sempre auxilia e está ao lado da população, incluindo os mais vulneráveis. Pretendemos formalizar uma parceria com as aldeias nos próximos dias, através da Emater, e dar sequência a esta ação colaborativaâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
Lenha e composto orgânico - A Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) da Lomba do Pinheiro do DMLU produz composto orgânico e lenha a partir do reaproveitamento de resÃduos arbóreos originados na capina das vias públicas, limpeza de praças e nas podas executadas pela prefeitura ou particulares. A UTC realiza a triagem dos resÃduos arbóreos recebidos na unidade para posterior beneficiamento e comercialização pelo departamento.
O regramento para a comercialização da lenha e do composto, bem como aquisição de outros serviços oferecidos pelo departamento, está estabelecido na Portaria 10175837/2020, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de 27 de abril de 2020. Os valores referentes à aquisição de materiais ou serviços podem ser pagos por depósito ou transferência bancária à conta corrente do DMLU, apresentando comprovante impresso na retirada do produto, na UTC localizada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401, bairro Lomba do Pinheiro. O DMLU não realiza o transporte nem o carregamento do material, que deve ser feito pelo comprador. Contatos ou esclarecimentos de dúvidas podem ser feitos pelo e-mail reaproveitamento@dmlu.prepoa.com.br .
 O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Â
Â
Lissandra Mendonça