DMLU entrega postos de resíduos recicláveis em escolas
Nesta sexta-feira, 5, as comemorações do aniversário de 29 anos da Coleta Seletiva, em Porto Alegre, tiveram continuidade. Pela manhã, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), efetuou a implantação de nova placa de identificação em uma das Unidades de Destino Certo (UDCs) e, no início da tarde, realizou a entrega dos equipamentos para instalação de Postos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV) em três escolas da zona Sul da Capital.
Os PEVs são locais oferecidos pelo Departamento para que os cidadãos possam descartar de forma adequada seus resíduos recicláveis, não precisando ter que esperar pela Coleta Seletiva. Por conta do projeto estar em fase de teste, serão instalados apenas três dos 60 tonéis que foram doados pela empresa Greif Embalagens Industriais do Brasil, com participação da ONG Toda Vida, ao DMLU. Cada equipamento tem capacidade de armazenar cerca de 250 litros de resíduos recicláveis.
Este é mais um projeto promovido pelo DMLU que visa incentivar a separação correta dos resíduos. “Temos como objetivo incentivar os estudantes a manejarem seus resíduos da forma correta, colaborando com a separação e destinação para a Coleta Seletiva”, diz a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo.
Os tonéis foram adaptados pela Divisão de Apoio Operacional (DAO) do DMLU e personalizados pelo artista plástico Rafael Oliveira, que se dedicou para transformá-los em obras de arte. A primeira entrega foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilberto Jorge, seguida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira e, por fim, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Raul Pilla. As escolas escolhidas assinam termo de responsabilidade.
Para Roseli Bruno de Souza, diretora da Emef Anísio Teixeira, é cada vez mais necessário conscientizar as crianças. “É muito importante eles saberem cuidar e separar o lixo, pois são o futuro, e atualmente as coisas parecem estar regredindo” destaca.
Placas - As nove UDCs ou Ecopontos do DMLU estão recebendo novas placas de identificação com informações sobre os tipos de resíduos que podem ser descartados no local. A instalação dos equipamentos visuais aconteceu na UDC Carvalho de Freitas, na rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012, na manhã desta sexta-feira, 5.
Pioneirismo - Porto Alegre é uma das capitais pioneiras no país a implantar o serviço de coleta de resíduos recicláveis. Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema de Coleta Seletiva foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui.
Gilmar Martins