Porto Alegre gasta R$ 8 milhões por ano com lixo que não é separado corretamente pela população
Diariamente, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolhe nas residências cerca de 1.126 toneladas de resíduos. Desse total, 51 toneladas são de recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva. As quase 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos e rejeito da Coleta Domiciliar. Soma-se aos orgânicos e rejeito os resíduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, em que se chega a um total de 1.640 toneladas/dia de material enviado para o aterro sanitário.
O descarte irregular de resíduos é o tema do episódio desta semana da série “Faça por Você. Faça pela Cidade” da Prefeitura de Porto Alegre. A supervisora operacional do DMLU, Alessandra Nogueira Pires, explica o que é a Estação de Transbordo e o impacto que o descarte irregular causa.
Estima-se que 252 toneladas/dia com potencial reciclável são descartadas, indevidamente, junto com os orgânicos e rejeito e, com isso, acabam sendo enviadas para a Estação de Transbordo e de lá para o aterro sanitário de Minas do Leão (RS). O custo total para enviar esses resíduos com potencial de reciclagem para o aterro é de, aproximadamente, R$ 736 mil por mês, o que equivale a 8,8 milhões por ano, valor que poderia ser investido em outras melhorias para a cidade se a maioria da população separasse os recicláveis e os encaminhassem à Coleta Seletiva.
Outro impacto causado pelo descarte irregular são os focos de lixo gerados na cidade. O DMLU também coleta em torno de 350 toneladas/dia de resíduos descartados irregularmente nas ruas, calçadas, praças e parques, formando os chamados focos crônicos.
Além dos esforços do departamento para manter as áreas limpas, com remoções rotineiras dos focos pelas equipes regionais, fiscalização e aplicação de multas, o DMLU conta com as equipes de Gestão e Educação Ambiental, a fim de coibir as ações irregulares e incentivar o desenvolvimento sustentável na cidade.
Estação de Transbordo - A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo de Porto Alegre. Ali, o lixo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 53m³ que seguem para o aterro sanitário em Minas do Leão, a 113 km de Porto Alegre.
A Estação de Transbordo serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, devido a maior capacidade volumétrica das carretas. Ela está localizada no bairro Lomba do Pinheiro (Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401), em uma área de 18 hectares.
Confira o vídeo desta semana aqui
Leia mais:
Prefeitura lança web série para conscientizar a população sobre cuidados com a cidade
Capital tem oito Ecopontos para recebimento de resíduos volumosos
Porto Alegre tem dez pontos de entrega de eletrônicos
Óleo de fritura pode ser entregue em 77 pontos na Capital
Bota-Fora recolhe mais de 19 toneladas de resíduos na primeira semana
Elisandra Borba