Prefeitura fiscaliza coleta irregular de recicláveis na Zona Sul
A prefeitura fez uma blitz de fiscalização contra a coleta irregular de resÃduos seletivos na manhã desta quinta-feira, 6, na Zona Sul. Participaram da ação fiscais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Guarda Municipal.
Foi emitido um auto de infração por coleta irregular de recicláveis destinados à Coleta Seletiva do DMLU, no valor de 1.440 UFMs que equivalem a R$ 6.180,48. O infrator foi multado conforme o artigo 15 do Código Municipal de Limpeza Urbana que trata da exclusividade do DMLU na coleta regular, transporte e destinação do resÃduo sólido reciclável em Porto Alegre. A autuação foi feita na rua Chavantes, no bairro Vila Assunção. Este veÃculo também foi recolhido pela EPTC pois estava com o licenciamento atrasado. A carga foi apreendida.
 “Os coletores irregulares geralmente triam os resÃduos em locais impróprios e, aquilo que não querem, descartam em qualquer lugar, causando grande impacto ambientalâ€, destaca o diretor-geral do departamento, Renê Machado de Souza. "Além dos danos ambientais, o descarte irregular propicia a criação de focos de lixo pela cidade e gera ainda mais custos aos cofres públicos para que se realize a limpeza", afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Hiratan Pinheiro da Silva. Atualmente, a cidade possui 16 Unidades de Triagem (UTs), abrigando cerca de 600 trabalhadores que dependem do serviço de Coleta Seletiva como fonte de renda, por isto a importância da coleta regular de recicláveis feita pelo DMLU que leva os resÃduos diretamente para estas unidades.
Denúncias sobre coleta irregular podem ser feitas diretamente ao sistema de atendimento da prefeitura, o fone 156, preferencialmente acompanhadas de imagens que ajudem a identificar os infratores.
O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Gilmar Martins