Tour e blitz no Bom Fim marcam o aniversário de 35 anos da Coleta Seletiva
A comemoração do aniversário de 35 anos da Coleta Seletiva, nesta segunda-feira, 7, começou com um tour de resÃduos para diretores de escolas municipais de Porto Alegre. O passeio guiado, que contou com cerca de 20 participantes, iniciou na Unidade de Triagem (UT) Campo da Tuca, percorreu a UT Chocolatão e finalizou na UT Rubem Berta. Os três locais integram a rede de 17 UTs que recebem os resÃduos recicláveis recolhidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Na programação do turno da manhã, os educadores ambientais do Departamento orientaram sobre a relevância da reciclagem e da segregação de resÃduos, além de explicar os caminhos percorridos pelos materiais. Para Elaine Garcia Forte, da equipe diretiva da Escola Nossa Senhora do Carmo, é importante pensar como o poder público pode ser efetivo nas instituições de ensino. “A visita à s UTs foi fundamental para levarmos novos conhecimentos à s escolas, pensando em futuros projetos pedagógicos, e aos já em andamento, que beneficiem não só a comunidade escolar, mas também toda a população do entorno, promovendo boas práticas ambientaisâ€, explica Elaine.
Pioneirismo – No turno da tarde, foi realizada uma Blitz de Sensibilização no bairro Bom Fim, onde a Coleta Seletiva iniciou. A área, pioneira na implantação do serviço em 1990, foi a escolhida para a ação, que consistiu em abordagens a estabelecimentos comerciais da região, com monitoramentos e orientações sobre o descarte correto.
Ana Tatim, proprietária de restaurante no Bom Fim, destaca os avanços da Coleta Seletiva no bairro: "Vivo aqui desde criança e acompanhei a evolução do serviço. Antes, a coleta era muito diferente, mas hoje percebemos uma melhoria significativa. A natureza agradece essa iniciativa. Porém, ainda enfrentamos desafios, como o descarte inadequado por parte de alguns moradores. Nós fazemos a nossa parte ao separar os resÃduos. Por isso, ações educativas são essenciais para que todos contribuam".
Segundo o diretor geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a iniciativa na data simbólica reforça o compromisso histórico do Departamento com a sustentabilidade e a responsabilidade social. "Celebrar os 35 anos da Coleta Seletiva é um marco vital para nossa cidade, que foi uma das primeiras a aplicar esse serviço no paÃs. A participação da comunidade local na gestão dos resÃduos é indispensável para ampliarmos a reciclagem e direcionar os recursos advindos da coleta para melhorias urbanas. Contamos com o apoio de todos para fortalecer essa polÃtica pública, que gera emprego, renda e diversos benefÃcios ambientais", ressalta Hundertmarker.
Coleta Seletiva – Porto Alegre é considerada uma das primeiras cidades a implementar o serviço de coleta de recicláveis. Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui.
Minha cidade é minha casa é uma campanha que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. É coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura. Assista a um dos vÃdeos da campanha.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Tatiana Bandeira