Recolhidas 15,97 toneladas de lâmpadas fluorescentes em um ano

19/12/2018 14:26

 

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) destaca a iniciativa da Associação Reciclus pelo programa de logística reversa das lâmpadas fluorescentes em Porto Alegre, que completa um ano neste mês dezembro. Desde o início da ação, já foram recolhidas 15,97 toneladas de resíduos nos 17 pontos disponibilizados na cidade.

Com a publicação da Lei Federal nº 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi estabelecida a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos perigosos na logística reversa dos mesmos. Assim, são corresponsáveis pelo destino correto de lâmpadas fluorescentes os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, os cidadãos e titulares de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, enquanto os órgãos públicos são os responsáveis por fiscalizar se a legislação está sendo cumprida.

Com essa implantação, os moradores da Capital têm onde descartar esses materiais, além de outras lâmpadas de descarga (mistas, vapor de sódio e vapores metálicos). A Reciclus criou o programa para implantar o sistema de destinação desses resíduos. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais importadores de lâmpadas fluorescentes.

Por serem resíduos perigosos, devido à presença do mercúrio, que é um metal tóxico, e de vários outros componentes perigosos, as lâmpadas fluorescentes não podem ser descartadas nas coletas regulares do DMLU. “Para se ter uma ideia dos riscos do descarte incorreto, a quantidade de mercúrio contida em uma lâmpada fluorescente é capaz de contaminar 20 mil litros d’água”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes. A intoxicação de humanos com mercúrio pode provocar problemas neurológicos e hidragirismo. “Mesmo que esteja cumprindo a logística reversa, prevista na legislação, esta iniciativa da Reciclus, uma entidade privada, deve ser parabenizada. Precisamos que a população coopere e entenda os riscos de contaminação aos triadores e ao meio ambiente e não descarte lâmpadas, principalmente na Coleta Seletiva”, enfatiza Ramiro Rosário, secretário de Serviços Urbanos. Ramiro pede ainda que os contribuintes entreguem as lâmpadas para descarte nos 17 pontos divulgados pela Reciclus.

Os locais onde podem ser entregues as lâmpadas fluorescentes são:

ABT Comercial - Av. São Pedro, 924, bairro São Geraldo 
ABT Comercial - Av. Eduardo Prado, 1.941, bairro Cavalhada 
Thony Ferragem - Av. Cel. Lucas de Oliveira, 1.780, bairro Bela Vista 
Thony Ferragem - R. Barão do Amazonas, 460, bairro Petrópolis 
Thony Ferragem - Av. Getúlio Vargas, 881, bairro Menino Deus 
Carrefour - R. Albion, 111, bairro Partenon 
Carrefour - Av. Plinio Brasil Milano, 2343, bairro Passo D'Areia 
Leroy Merlin - Av. Sertório, 6767, bairro Sarandi 
Makro Porto Alegre - R. Vítor Valpírio, 850, bairro Anchieta 
Walmart - Av. Sertório, 6600, bairro Sarandi 
Iluminim - Av. Ipiranga, 7532, bairro Jardim do Salso 
Ponto Sul - R. Vicente Monteggia, 989, Cavalhada 
Real Center - Av. Amazonas, 731, bairro São Geraldo 
Cimafer - Av. Porto Alegre, 11, bairro Medianeira 
Ferragem da Cristóvão - Av. Cristóvão Colombo, 1276, bairro Floresta 
Multi Ferragem - Av. Júlio de Castilhos, 337, bairro Centro Histórico 
Quero-Quero Filial 264 - Av. Alberto Bins, 358, bairro Centro Histórico

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

 

  

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes