Servidores do DMLU fazem visita técnica ao aterro sanitário de Minas do Leão

07/06/2023 16:23
Adriana Machado/ DMLU PMPA
DMLU
O DMLU envia ao aterro sanitário uma média de 1.540 toneladas/dia de resíduos

Um grupo de 43 servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participou de uma visita técnica na manhã desta quarta-feira, 7, ao aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão. A atividade integrou as celebrações da Semana do Meio Ambiente.

O Aterro Sanitário de Minas do Leão é operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e recebe cerca de quatro mil toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, incluindo todos os rejeitos de Porto Alegre e ainda os materiais de aproximadamente 100 municípios do Estado.

A equipe conheceu as instalações e funcionamento do aterro sanitário, da estação de efluentes líquidos e da planta biotérmica (composta por queimador central de biogás e uma unidade geradora de energia elétrica a partir do biogás gerado no aterro). A Supervisora Operacional da CRVR Minas do Leão, Júlia da Silveira, acredita que as visitas são muito importantes para que todos possam diferenciar um aterro sanitário de um lixão. “Esta atividade é muito significativa na medida que as pessoas conseguem entender o fluxo da operação que envolve os resíduos, gerando uma maior conscientização ambiental”, conclui.

Adriana Machado/ DMLU PMPA
DMLU
Equipe conheceu as instalações e o funcionamento do aterro sanitário

Diariamente, o DMLU envia uma média de 1.540 toneladas de material ao aterro de Minas do Leão, um quantitativo que soma os resíduos orgânicos e rejeito coletados, os resíduos das limpezas públicas e as cargas recebidas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. “Aproveitamos o significado da Semana do Meio Ambiente para qualificar e planificar as informações junto ao corpo técnico do departamento, para que todos entendam o caminho do resíduo”, destaca o diretor de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Marco Salinas. “Trouxemos os colegas para conhecerem um pouco esse trabalho, que é referência na área de disposição de aterro sanitário”, destaca o engenheiro civil, Geraldo Reichert, da Diretoria de Destino Final do DMLU. “Ver essa montanha de resíduos impressiona. E, também, como a sociedade e cada um de nós gera esses resíduos. O grande aprendizado aqui é excelência do trabalho”, conclui.

Aterro Sanitário - Um aterro sanitário visa a redução do impacto ambiental no descarte do lixo, por meio da escolha de área adequada, impermeabilização, controle da entrada dos resíduos sólidos, compactação e cobertura periódicas desses materiais, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos e gasosos e monitoramento ambiental.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

Adriana Machado

Cristiano Vieira