Servidores do DMLU fazem visita técnica ao aterro sanitário de Minas do Leão
Um grupo de 43 servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participou de uma visita técnica na manhã desta quarta-feira, 7, ao aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão. A atividade integrou as celebrações da Semana do Meio Ambiente.
O Aterro Sanitário de Minas do Leão é operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e recebe cerca de quatro mil toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, incluindo todos os rejeitos de Porto Alegre e ainda os materiais de aproximadamente 100 municípios do Estado.
A equipe conheceu as instalações e funcionamento do aterro sanitário, da estação de efluentes líquidos e da planta biotérmica (composta por queimador central de biogás e uma unidade geradora de energia elétrica a partir do biogás gerado no aterro). A Supervisora Operacional da CRVR Minas do Leão, Júlia da Silveira, acredita que as visitas são muito importantes para que todos possam diferenciar um aterro sanitário de um lixão. “Esta atividade é muito significativa na medida que as pessoas conseguem entender o fluxo da operação que envolve os resíduos, gerando uma maior conscientização ambiental”, conclui.
Diariamente, o DMLU envia uma média de 1.540 toneladas de material ao aterro de Minas do Leão, um quantitativo que soma os resíduos orgânicos e rejeito coletados, os resíduos das limpezas públicas e as cargas recebidas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. “Aproveitamos o significado da Semana do Meio Ambiente para qualificar e planificar as informações junto ao corpo técnico do departamento, para que todos entendam o caminho do resíduo”, destaca o diretor de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Marco Salinas. “Trouxemos os colegas para conhecerem um pouco esse trabalho, que é referência na área de disposição de aterro sanitário”, destaca o engenheiro civil, Geraldo Reichert, da Diretoria de Destino Final do DMLU. “Ver essa montanha de resíduos impressiona. E, também, como a sociedade e cada um de nós gera esses resíduos. O grande aprendizado aqui é excelência do trabalho”, conclui.
Aterro Sanitário - Um aterro sanitário visa a redução do impacto ambiental no descarte do lixo, por meio da escolha de área adequada, impermeabilização, controle da entrada dos resíduos sólidos, compactação e cobertura periódicas desses materiais, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos e gasosos e monitoramento ambiental.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Cristiano Vieira