EPTC apreende 11 veículos por transporte irregular de passageiros

06/09/2018 11:21

A fiscalização de transporte da EPTC, com o apoio da Brigada Militar, apreendeu 11 veículos por transporte clandestino de passageiros entre a Capital e cidades da região metropolitana, principalmente com deslocamento para Guaíba e Eldorado do Sul. As ações ocorreram no início da tarde dessa quarta-feira, 5, na avenida da Legalidade e também nas imediações da Estação Rodoviária. Os proprietários foram autuados, com recolhimento dos veículos e abertura de processo. Neste ano, já foram recolhidos pela EPTC 21 veículos de transporte de passageiros, além de 28 escolares. A fiscalização em Porto Alegre ocorre por meio de blitze. 

O gerente de Fiscalização de Transporte, Luciano Souto, afirma que a maior preocupação é com a segurança dos passageiros. “As pessoas precisam ficar atentas. Estes veículos clandestinos colocam em risco a segurança dos usuários, já que não passam por qualquer tipo de vistoria. Nossa fiscalização está atenta e as blitze terão continuidade, na área central e na saída da cidade, além das demais regiões”. Informações e denúncias podem ser encaminhadas pelo fone 156 (118). Qualquer transporte de passageiros precisa ser regulamentado pela EPTC.

Combate ao transporte escolar irregular – Neste ano, a prefeitura reforçou a fiscalização dos veículos escolares com a criação de um grupo especial para combater o transporte irregular. “A criação deste grupo busca planejar e executar, de forma mais eficiente, as ações para coibir o transporte clandestino. É imprescindível que este tipo de serviço aconteça apenas por profissionais especializados, cadastrados, e que passem pela fiscalização do município para prestar um atendimento qualificado, sempre com foco na segurança dos alunos”, afirma Souto.

As operações ocorrem em blitze realizadas na região das escolas. A população também pode denunciar o transporte clandestino pelo número 118. A identidade do denunciante é preservada. Atualmente, são 612 vans escolares credenciadas na EPTC. O veículo autorizado recebe um alvará de tráfego da EPTC, além do carteirão, que libera o condutor para prestar o serviço. São realizadas, em média, duas vistorias por ano, para a segurança dos estudantes, tranquilidade dos pais e professores. Os prefixos autorizados pelo município, que estão em dia com as determinações, podem ser consultados no site da EPTC

  

 

Andrea Brasil