Grafite Sinfônico transforma Travessa Passarinho em galeria a céu aberto
Neste sábado, 23, Porto Alegre foi palco de uma celebração da arte e da cultura com o evento Grafite Sinfônico, que marcou a entrega da revitalizada Travessa Passarinho, no Centro Histórico. A rua, agora rebatizada, foi transformada em uma galeria a céu aberto, reunindo o público para um dia de música e arte. A partir de 2025, a Travessa será permanentemente fechada para o trânsito de carros, reafirmando o espaço como um ponto cultural e turístico da cidade. (fotos)
“O renascimento deste novo ponto cultural no nosso querido Centro Histórico é simbólico e nos enche de orgulho e alegria. Agradecemos a todos os artistas e parceiros que possibilitaram a entrega deste espaço cheio de arte, cultura e turismo aos porto-alegrenses” - Prefeito Sebastião Melo.
O evento, realizado pela Black Sheep Project, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, contou com uma programação diversificada, incluindo a finalização de murais pelos 12 artistas que iniciaram o trabalho no começo de novembro, além de apresentações da Orquestra Ouviravida, feira de rua, bar temático e atividades para toda a família, com espaço kids e muitas outras atrações culturais.
Centro+ - A revitalização da Travessa Passarinho faz parte do programa Centro+, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), que visa atuação em questões como segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, para fomentar o turismo e a cultura local.
A requalificação da via, que fica entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, incluiu melhorias como iluminação direcionada, novo mobiliário urbano, sinalização, câmeras de segurança conectadas ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) e uma série de murais em homenagem ao poeta Mario Quintana, em uma parceria com os Correios e o Banco Central, que cederam as paredes dos prédios para a pintura. A ação integra também a criação de um calendário rotativo de atividades culturais, garantindo que o espaço continue a ser um ponto de encontros e eventos.
Gilmar Martins