EPTC atende 2.695 demandas de sinalização viária neste primeiro semestre

30/06/2024 08:50

 

Julio Ferreira / PMPA
Educação
Faixas de segurança foram reforçadas no entorno de escolas

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atendeu 2.695 demandas de implantação e manutenção de sinalização viária e mobiliário urbano, de janeiro a junho deste ano, somando 36 mil metros quadrados de pintura em vias. Só nas faixas exclusivas de ônibus foram 10,6 mil metros quadrados de novas marcações. A avenida Ipiranga foi um dos locais que, além de receber reforço de sinalização, ganhou novos trechos de faixas de segurança. 

“Essas melhorias são fundamentais. A sinalização adequada proporciona orientação aos motoristas e contribui com a organização e a segurança do trânsito”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

No começo do ano, no entorno das escolas municipais, estaduais e privadas, foram implementados 5.383 metros quadrados de faixas de segurança para beneficiar estudantes, pais e professores. Também foi feita a repintura de 1.065 metros quadrados de lombadas. 

Além de pinturas em vias, a Gerência de Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV) faz constantes manutenções. Nos primeiros seis meses do ano, foram instalados 114 abrigos de ônibus, 1.592 placas de sinalização, 32 postes de semáforos, 30 bancos, 15 semáforos, 47 nobreaks/baterias, 11 controladores e seis botoeiras, dispositivos de acionamento manual utilizados para avisar o controlador que existe a demanda da travessia de pedestres.

A EPTC ainda trabalhou em parceria com a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) para sinalizar 17 vias que haviam sido recém-asfaltadas, totalizando 2.604 metros quadrados de pintura. Entre elas, a avenida Cavalhada, no trecho entre as ruas Eduardo Prado e Dea Coufal; rua Dr. Ernesto Ludwig, entre as avenidas Protásio Alves e José Gertum; avenida Luiz Manoel Gonzaga, entre as ruas das Rosas e Portolaca; rua Belize, entre a Estrada João Antônio da Silveira e a rua Martinica. 

Sofia Collin (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil