EPTC faz ações pela segurança do pedestre idoso

11/06/2019 08:45
Claudio Furtado/EPTC PMPA
EPTC faz ações pela segurança do pedestre idoso
Nesta terça, ocorre palestra para idosos do grupo do Programa Sesc Maturidade Ativ
A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, nesta semana, novas ações educativas direcionadas a uma maior proteção do pedestre idoso no dia a dia do trânsito, principalmente em relação a atropelamentos. Nesta terça-feira, 11, ocorre uma palestra para cerca de 300 idosos do grupo do Programa Sesc Maturidade Ativa. O evento será no Teatro do Sesc, na rua Alberto Bins, 665, Centro Histórico, a partir das 9h, prosseguindo durante todo o dia.
 
A programação de atividades da CEM estabelece também as seguintes atividades educativas até o próximo sábado: 
Terça-feira, 11, às 10h, palestra no CFC Humaitá, av. Farrapos, nº 2.646;
Quinta-feira, 13, às 10h, palestra no CFC Centauro, av. Antônio de Carvalho, nº 1.487; 
Quinta-feira, 13, às 14h, ação na Cia da Arte, projeto Se Vira nos 60, na rua dos  Andradas,  nº  1.780;
Sexta-feira, 14,  às 10h, palestra no CFC ABC, av. Cavalhada, nº 3.560; 
Sexta-feira, 14,  às 10h e 14h, blitz educativa do Projeto Interagir, na área do estádio Beira-Rio; 
Sábado, 15, às 8h, ação educativa no Parque da Redenção. A concentração será junto ao Monumento ao Expedicionário, com ações durante toda a manhã.
 
O agente da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), Juranês Castro, explica o objetivo principal das ações. “A questão dos atropelamentos de pedestres nos preocupa, assim como o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas. Vamos continuar priorizando estas atividades educativas, em parceria com diversas entidades que trabalham com a segurança dos idosos, com o objetivo de conscientizar as pessoas para um comportamento com menos riscos na circulação, principalmente incentivando para as travessias nas faixas de segurança, sempre com atenção aos semáforos.” 
 
Dados - De acordo com dados da EPTC, por intermédio da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego, nos quatro primeiros meses de 2019 foram 25 vítimas fatais, sendo dez por atropelamentos. Entre estas dez mortes, seis foram pessoas com idade acima de 60 anos. Das 25 mortes, 11 envolveram motos, também um segmento que tem merecido atenção redobrada da EPTC, com abordagens educativas para uma circulação mais segura, além de blitze de fiscalização.

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl