EPTC recolhe quatro cavalos abandonados em ruas da zona Norte

03/10/2018 11:19

Agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal (VTA) da EPTC recolheram, na manhã desta quarta-feira, 3, quatro cavalos abandonados em ruas da zona Norte, imediações da avenida Sertório. Um dos animais, com cerca de dez anos, bastante magro, apresenta diversas lesões na pele e um grave ferimento próximo ao olho direito. “Há possibilidade de perda da visão. Este animal está muito fraco. Espero que se recupere, mas a situação de saúde dele, infelizmente, é crítica. Já os outros três cavalos aparentemente estão em boa saúde”, informa o chefe da Equipe de Veículos de Tração Animal, Gilberto Machado Fonseca. Os cavalos foram levados para o abrigo da EPTC, na zona Sul da cidade, onde receberão tratamento veterinário, além de alimentação adequada. 

Abrigo da EPTC - O serviço de remoção e guarda de animais conta com caminhão equipado com guincho munck, 12 baias em alvenaria para animais debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Os cavalos recolhidos por abandono, ou mesmo vítimas de maus-tratos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos em 15 dias, entram no programa de adoção. O abrigo é aberto à visitação. Outras informações no telefone (51) 3266.8258. 

Adoção - Neste ano, 221 cavalos já foram recolhidos e 26 adotados. Atualmente, 19 vivem no abrigo localizado na Estrada Chapéu do Sol, 2.400, zona Sul, sendo seis em condições de adoção. Mas a lista de espera por um animal ultrapassa 30 pessoas. Os interessados em adotar um dos cavalos do abrigo devem comparecer ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da EPTC, av. Erico Verissimo, nº 100, Menino Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No local, deverá ser preenchida uma ficha de depositário fiel, que dará início à abertura do processo de adoção. O tempo de avaliação do pedido tem a duração média de cerca de 40 dias.

  

 

Andrea Brasil