Nova plataforma permite acompanhar solicitações de eventos
O Escritório de Eventos, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete), lançou uma plataforma para acompanhamento das solicitações em tempo real. A ferramenta foi desenvolvida em Power BI pela Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa).
Depois da fase da modelagem, houve o desenvolvimento de dois sistemas: um interno, para controle e cadastramento da secretaria, e o externo, que o cidadão tem acesso. Na parte pública, a população pode consultar o evento por tipo, bairro, público previsto, data, entre outros.
"Somente neste ano, licenciamos quase 3 mil eventos dos mais variados tipos, o que demonstra o quanto nossa cidade está ativa, forte e preparada. Para o próximo ano, projetamos números ainda mais positivos”, explica a diretora de Turismo e Eventos da Smdete, Rafaela Brum.
O objetivo é permitir que o cidadão acompanhe o status do pedido, gerando assim mais transparência e celeridade aos processos de licenciamento de eventos que tramitam em diferentes setores do governo.
“A Procempa está sempre ao lado do cidadão para facilitar sua vida. Quando a Smdet nos procurou, esse foi o intuito: permitir às pessoas consultar, se organizar e também se planejar para participar de alguma atividade que vai ocorrer em Porto Alegre. A plataforma é muito intuitiva e os filtros permitem um fácil acesso ao que é de interesse do cidadão”, relata a diretora-presidente da Procempa, Débora Roesler.
Sobre o Escritório de Eventos - Criado em 2018 por meio do Decreto Municipal 20.065, o Escritório de Eventos é responsável pelo licenciamento de todas as atividades realizadas em espaço público, sejam ruas, avenidas, praças ou parques. Todas as informações podem ser conferidas neste site.
Andrea Brasil