Operação integrada flagra condutores sem permissão para dirigir
Na madrugada desta quinta-feira, 6, uma operação integrada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Polícia Rodoviária federal, Polícia Civil e Guarda Municipal, flagrou seis condutores sem permissão para dirigir na avenida da Legalidade.
O objetivo é combater o furto/roubo de veículos, crimes de trânsito (alcoolemia, condutores com o direito de dirigir suspenso, não habilitados), e demais delitos que são praticados na condução de veículos. A ação é resultado da troca de informações entre o governo municipal e as instituições estaduais de trânsito e segurança.
Durante a operação, 68 veículos foram abordados, 40 foram autuados e desses, 20 foram recolhidos. Também foram flagrados quatro condutores com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa e dois sem habilitação. Sobre o etilômetro, 18 motoristas se recusaram a realizar o teste e um foi flagrado acima do limite de tolerância, o que é considerado crime. O condutor foi encaminhado à Justiça.
“A Polícia Rodoviária Federal considera esse tipo de operação extremamente importante para demonstrar à sociedade o quanto os órgãos estaduais, municipais e federais estão trabalhando integrados, visando o bem comum”, destaca o chefe de comunicação da PRF, Alessandro Castro. O comandante da Guarda Municipal, Roben Martins, acrescenta que esse trabalho fortalece a integração entre as forças de segurança e faz com que “a comunidade se sinta protegida”.
Para o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, a troca de informações e ações conjuntas foram intensificadas na atual gestão e já refletem na rotina atual. “Conseguimos alinhar as informações que temos, com o efetivo disponível nas ruas, nas diferentes pastas, para programar, trocar, e entregar um serviço mais qualificado em todas as esferas de governo. O álcool ainda é uma das principais causas de acidentes que resultam em morte e não vamos descansar enquanto perdermos vidas em decorrência de acidentes", afirmou.
Histórico
Desde o início do ano, três operações integradas foram realizadas. Duzentos veículos foram abordados em ações semelhantes, que resultaram em 39 Carteiras de Habilitação recolhidas e nove motoristas flagrados com direito de dirigir suspenso. Nas operações, 44 motoristas se recusaram a realizar o teste de etilômetro e três foram flagrados dirigindo após o consumo de álcool.
Denise Righi