Adolescentes acolhidos na Rede Municipal são alistados em serviço militar

27/04/2023 10:32
Talles Kunzler/FASC/PMPA
Desenvolvimento Social
Jovens foram orientados sobre a possibilidade de seguirem carreira como oficiais combatentes, integrando quadro complementar

Dos 50 adolescentes de 17 anos acolhidos na Rede de Abrigos Residenciais de Porto Alegre, 27 estão aptos e receberam autorização para alistamento no serviço militar obrigatório na tarde de quinta-feira, 26. Para o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, o momento é muito especial, uma grande oportunidade aos adolescentes de alcançarem um futuro brilhante. “Com união e incentivo de muitos a partir de parcerias importantes como esta, garantindo educação e inserção no mercado de trabalho, temos a certeza de avançar nas políticas públicas sociais, no município e no Estado.”

Em visita às dependências do Comando Militar do Sul, os jovens participaram de palestras sobre as possibilidades de seguirem a carreira militar como oficiais combatentes, integrando quadro complementar em diversas áreas da instituição, como educação, saúde, comunicação, ou engenharia. Também fizeram teste de esforço, entrevista e receberam avaliação médica, orientações, lanche, além de certificado, que foi entregue aos que ingressarão no serviço militar em 2024. A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Cinara Braga, enalteceu o projeto. “Agradecemos ao Comando Militar do Sul ao oportunizar carreira, moradia, alimentação, soldo, orientação e, principalmente, dignidade aos jovens.”

Durante a apresentação da instituição, o coronel Moacir Mattos Junior explicou sobre o desenvolvimento do novo projeto e o desejo de expandir para outras regiões do Estado. “Se tudo der certo, vamos divulgar para o Brasil. A participação no serviço militar é muito importante para vocês e suas famílias”. Já o coronel Enilton Pinheiro falou dos valores e conduta no Exército Brasileiro. “Muitos jovens já passaram por aqui e conseguiram encaminhar outros com condições de seguir no serviço militar, entrar na carreira do Exército. Espero que vocês sejam muito felizes aqui.”

O jovem Alisson Ruan, que completou 17 anos neste ano, contou que deseja ingressar na carreira militar. “Quero entrar para a área de serviço complementar, poder servir e representar o Brasil.”

Parceria - O Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Porto Alegre, através da Fasc, o Comando Militar do Sul, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul, Ordem dos Advogados, Câmara Municipal de Vereadores e Fundação de Proteção Especial ocorreu em dezembro. O documento garante aos jovens acolhidos na Rede Municipal a prioridade na seleção e convocação para o serviço militar obrigatório.

Evelize Fabricio

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes