Cadastro Único: saiba mais sobre o serviço e quem precisa atualizar informações
A atualização de dados das famÃlias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famÃlias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral. Abaixo, mais informações sobre a regularização das informações.Â
O que é o serviço?
O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados à s famÃlias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famÃlias devem procurar atendimento no municÃpio de moradia.
Os critérios para a concessão de benefÃcios como o AuxÃlio Brasil, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.
Como solicitar?
O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.
O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é somente para famÃlias acompanhadas pelas equipes técnicas do território.
Quais os documentos necessários?
Apresentar documentos originais:
• CPF ou TÃtulo de Eleitor do Responsável Familiar
• Documento de identificação de todos componentes da famÃlia (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou TÃtulo de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)
• Comprovante de residência (preferencialmente)
• Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente)Â
Atualização de Dados
Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).
Quem não possui alterações em seus dados, pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.
Outras situações
Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:
- Nascimento de um novo membro da famÃlia;
- Morte de um membro da famÃlia;
- Mudança de endereço;
- Aumento ou diminuição da renda familiar;
- Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
- Exclusão de algum membro da famÃlia.
Onde buscar atendimento?
Das 8h30 Ã s 12h e das 13h30 Ã s 17h30
Região Cristal
Subprefeitura - Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Região Extremo Sul
Subprefeitura: Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Região Restinga
Subprefeitura: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova
Região Partenon
Subprefeitura: Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Região Leste
Subprefeitura: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus
Região Norte
Subprefeitura: Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi
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Das 8h às 19h – sem fechar ao meio-dia
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105
- Vida Centro HumanÃstico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico.
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Registro do NIS
Para consultar o Número de Inscrição Social e demais informações cadastral, acesse:
https://cadunico.dataprev.gov.br/#
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Cristiano Vieira