Cadastro Único: saiba mais sobre o serviço e quem precisa atualizar informações

25/07/2022 15:13

A atualização de dados das famílias inseridas no Sistema do Cadastro Único entre 2016 e 2017 está acontecendo em todo o Brasil. Em Porto Alegre, das 127 mil famílias cadastradas, 50% precisam regularizar a situação cadastral. Abaixo, mais informações sobre a regularização das informações. 

O que é o serviço?

O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil. Esses dados coletados são registrados em um formulário ou diretamente no sistema online do Governo Federal. As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Os critérios para a concessão de benefícios como o Auxílio Brasil, BPC, Auxilio Gás, Tarifa de Energia Elétrica e outros são do Governo Federal.

Como solicitar?

O responsável deve ser maior de 16 anos e comparecer em uma das Unidades de Atendimento Descentralizado para entrevista, coleta das informações sobre a composição do núcleo familiar.

O Atendimento para Cadastro Único nas 22 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre é somente para famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território.

Quais os documentos necessários?

Apresentar documentos originais:

• CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar
• Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento)
• Comprovante de residência (preferencialmente)
• Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente) 

Atualização de Dados

Para atualizar dados no Cadastro Único, o responsável familiar deve comparecer em uma das Unidades de Atendimento. O prazo limite para realizar a atualização cadastral é de 24 meses (de dois em dois anos).

Quem não possui alterações em seus dados, pode efetuar a confirmação cadastral pelo Aplicativo do Cadastro Único.

Outras situações

Independentemente do prazo, a atualização de dados é necessária sempre que houver mudança na situação familiar, como:

- Nascimento de um novo membro da família;
- Morte de um membro da família;
- Mudança de endereço;
- Aumento ou diminuição da renda familiar;
- Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes;
- Exclusão de algum membro da família.

Onde buscar atendimento?

Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Região Cristal
Subprefeitura - Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Região Extremo Sul
Subprefeitura: Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Região Restinga
Subprefeitura: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova

Região Partenon
Subprefeitura: Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Região Leste
Subprefeitura: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus

Região Norte
Subprefeitura: Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi

 

Das 8h às 19h – sem fechar ao meio-dia

- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105
- Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico.

 

Registro do NIS

Para consultar o Número de Inscrição Social e demais informações cadastral, acesse:

https://cadunico.dataprev.gov.br/#

 

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira