Fasc treina novas equipes para qualificar atendimento do Cadastro Único
Uma equipe de 30 entrevistadores sociais iniciou, nesta quarta-feira, 6, curso de capacitação do Sistema do Cadastro Único, em Porto Alegre. O grupo foi contratado pela Sociedade Maçônica Educacional (SME), nova parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), para qualificar o atendimento.
Durante três dias de treinamento, os novos entrevistadores receberão orientações técnicas de como consultar, operar, monitorar dados e informações registradas por meio de formulário fÃsico ou sistema on-line. O curso faz parte da nova fase de melhorias dos serviços e acompanhamentos do serviço de assistência social na Capital – a expectativa é que 3 mil pessoas sejam atendidas mensalmente.
A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, destacou a importância da qualificação dos novos atendentes. “Muitas pessoas buscam o atendimento como alternativa para receber algum benefÃcio. É preciso muita paciência e empatia para atender aos cidadãosâ€, ponderou.
O diretor educacional da SME, Edson Félix dos Santos, adiantou algumas novidades.  “Pensamos em reforçar as equipes e realizar ações descentralizadas para atender à s demandas da cidade, como mutirões nos fins de semana para melhoria do serviço e novos espaços descentralizados nos próximos diasâ€, completou.
Com experiência em atendimento ao público, Rosa Maria Martins vê a capacitação como uma reciclagem e oportunidade de crescimento aos 68 anos de idade. “Atender o público fornece uma possibilidade de entender a vida lá fora e suas necessidadesâ€, destacou a futura entrevistadora.
Para o jovem de 21 anos, Michel Borges, estar no grupo é um desafio. “Embora eu tenha facilidade de lidar com o público, esse recorte mais vulnerável, de pobreza me sensibiliza e tenho certeza que será muito gratificanteâ€, salientou.
Unidades descentralizadas - Durante esta semana, até a sexta-feira (8), a atualização de dados no Sistema do Cadastro Único é prioridades nas unidades descentralizadas. A entrega de senhas acontece a partir das 8h e o atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Confira os locais:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105 – sala 2 (60 senhas por dia).
Vida Centro HumanÃstico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi (60 senhas por dia).
Â
Cristiano Vieira