Ginásio do Demhab acolhe 34 pessoas em situação de rua na noite de sábado

19/06/2022 09:14
Eduarda Alcaraz/SMDS/PMPA
Desenvolvimento social
Operação especial já ocorreu durante seis noites desde 31 de maio

A rede de acolhimento da prefeitura atendeu 568 pessoas em situação de rua na noite de sábado, 18. No ginásio  do Demhab, que serviu como espaço de retaguarda, 34 pernoitaram, sendo que sete serão encaminhadas neste domingo, 19, para atendimentos na Rede Socioassistencial e Consultório na Rua. Os albergues foram acessados por 184 pessoas, e 350 foram atendidas na modalidade pousada.

A ação da prefeitura, executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), ocorre sempre que houver frio intenso. As pessoas que acessam o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar e café da manhã. 

As equipes de abordagem social e ronda ativa percorrem as principais regiões da cidade oferecendo às pessoas vagas disponíveis na rede para passar a noite. A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, fala sobre a importância da ronda noturna. “O reforço no Acolhimento Emergencial ocorre para convencer estas pessoas a aceitarem o espaço de proteção ou o cobertor. A ronda extra percorre principalmente pontos onde percebemos o aumento da população de rua, entorno da rodoviária e Centro Histórico.”

A operação especial já ocorreu durante seis noites desde 31 de maio nos ginásios Tesourinha e da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação. Na madrugada de sexta-feira, 17, 40 pessoas em situação de rua pernoitaram no ginásio do Demhab. Os albergues receberam 198 pessoas, sendo 58 no Acolher 1; 58 no Acolher 2 e 82 no Dias da Cruz. As pousadas seguem com as 350 vagas preenchidas.

Doações – A comunidade pode seguir fazendo doações à Campanha do Agasalho e Alimento, que serão recebidas pelo Gabinete da Primeira-Dama. As doações poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha.

Rede de atendimento noturno:

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h
Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno:
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 - Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Evelize Fabricio

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes