Jovens acolhidos pela Fasc recebem diploma em curso de fotografia

22/12/2022 08:35
Abrigo Osicom/Divulgação FASC PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
São oficinas didáticas, práticas e experimentais nas ruas, com duração de 28 horas

Nesta quinta-feira, 22, às 9h30, sete dos 11 adolescentes acompanhados por medidas de proteção e risco social em acolhimento institucional da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) se formam em Curso Iniciante em Fotografia Digital. As aulas, ministradas voluntariamente pelo fotógrafo Gabriel Pôncio, começaram em abril. São oficinas didáticas, práticas e experimentais nas ruas, com duração de 28 horas. Para o presidente em exercício da Fasc, Cristiano Roratto, o curso traduz um projeto de vida para os jovens. “É uma alternativa de construção de uma identidade.”

O coordenador da Associação Comunitária Osicom, rede parceira da Fasc, Anderson da Rocha, reforça as palavras de um dos meninos ao citar que a iniciativa é muito mais que um curso. “As oficinas de fotografia serviram como um espaço de terapia. Através das lentes, os meninos puderam registrar tudo aquilo que o coração falava.”

Exposição fotográfica - O material produzido no curso fará parte de uma exposição que funcionará durante a cerimônia de formatura, com dez fotos de situações envolvendo moradores de rua. A mostra terá como tema Trocando as lentes, um olhar crítico sobre uma sociedade oculta.

Acolhimento institucional - Porto Alegre possui 669 crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos em 50 Unidades de Acolhimento. São 18 abrigos residenciais e 32 casas lares. Durante o acolhimento institucional, os jovens, entre 15 e 17 anos, são acompanhados por equipes multidisciplinares, que atuam no resgate da autonomia e autoestima.

As equipes da Proteção Social Especial – Alta Complexidade realizam, paralelamente, um trabalho entre os adolescentes e as famílias por meio da Rede Socioassistencial nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O trabalho tem o objetivo de retorno dos adolescentes às famílias de origem. Alguns por diversas situações permanecem em acolhimento até completar 18 anos.

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes